Hoje vamos abordar o mito “idade x futebol”.

Essa, sem dúvidas, é a pergunta mais realizada pelos que acompanham o futebol peneira!

Será que existe mesmo uma idade ideal para

começar a se preparar para o sonho do futebol? Quem tem idade mais avançada precisa desistir do sonho? Se liga no post de hoje que vamos falar sobre esse tema bem delicado e que tira o sono de muitos meninos que sonham com o mundo do futebol profissional.

Conforme a idade vai avançando, mais difícil fica de conseguir entrar em algum clube. Isso ocorre pois é mais rentável e coerente manter o investimento naqueles garotos acompanhados desde pequenos.

Imaginem o seguinte cenário: o clube disponibiliza para os adolescentes de idades próximas a 11 anos toda a sua estrutura, faz o aprimoramento físico-técnico-tático do garoto, acompanha o seu desenvolvimento, conhece a sua estrutura familiar e suas características psicossociais.

Certamente ele está em vantagem sobre qualquer outro jovem que tente a peneira com idade mais avançada e que nunca treinou antes (os que já passaram em outros clubes não entram em tanta desvantagem.

De forma que, salvo raras exceções de talento ou de empresariamento, a entrada no futebol fique extremamente dificultada. Por outro lado, exemplos não faltam de jogadores de primeiro nível que somente despontaram na carreira com idade avançada, olhe por exemplo o Liédson (despontou com 25 anos), Jonas (estreou no Guarani com 20 anos), dentre outros.

A realidade do futebol brasileiro está cada vez mais precoce. Por isso, quanto mais cedo você começa a se preparar para as peneiras melhor.

Mas daí surge o questionamento de muita gente: “Ixi, mas eu tenho mais de 18 anos, tenho chance?!”

Seguinte, você precisa aprender uma coisa: nem todos os jovens que estão dentro de grandes clubes serão atletas profissionais, tá? Nem todos que começaram com 13 anos também vão ser jogadores. Por isso, fique calmo e não se angustie.

Agora vamos falar para três idades especificas:

Até os 16 anos.
17 aos 20 anos
Acima de 20 anos

Até os 16 anos

Quem possui até 16 anos precisa correr atrás pois existem muitas peneiras e avaliações acontecendo. Nesta idade, os clubes recrutam muitos jovens e garotos porque é um momento em que os clubes podem moldar e formar jovens dentro das suas percepções de jogo e mercado. É muito mais vantajoso para o clube passar seus ensinamentos do zero para seus jogadores do que remoldá-los.

Lembrete: os clubes querem atletas para formar por dois motivos:

1- É mais barato para o clube ter atletas formados em categorias de base do que contratar atletas de outros clubes.

2- Muitos clubes brasileiros ainda sobrevivem vendendo atletas para o exterior, por isso, quando você vai fazer uma peneira, eles estão enxergando em você um produto, não um ser humano!

Entre 17 e 20 anos

O jovens que estão entre essa faixa etária, estão numa situação um pouco mais delicada na hora de encontrar peneiras e avaliações. No entanto, ainda existem chances para esta turma, principalmente em times menores.

Lembrete: nesta idade geralmente existe uma crise existencial enorme, pois é um momento de muitas escolhas na vida de um jovem. Fazer vestibular? Começar a trabalhar? Devo desistir ou seguir acreditando e treinando? Sem contar que a família muitas vezes exerce pressão e não apoia porque não acredita no seu sonho.

A parte mais difícil é focar 100% no seu objetivo, visto que é um momento de muitas dúvidas, portas fechadas e pouco apoio da família.

Minha dica pra grande parte dos jovens desta idade é: estudem. Não deixem de estudar!

Tente ao máximo aliar os estudos, dê o seu melhor dentro e fora de campo. Tenha disciplina. Saiba aliar os estudos, treinos, alimentação e sono. Envolva-se. Você precisa estar envolvido com o futebol, com pessoas, com o mundo do esporte. Jogue pelada, amador, futsal, futebol de 7, futebol de areia, etc…mas jogue!

Acredite, você ainda tem chance sim! Muitos jovens tem seu amadurecimento físico mais tardio, por isso, o melhor do seu jogo ainda pode estar por acontecer!


Acima de 20 anos

Agora, se você está na turma que já passou dos 20 anos e já está estudando e trabalhando, mas seu coração ainda está no futebol então você precisa saber de algumas coisas.

Não se afobe, calma. Você pode ainda ser um atleta profissional. Mas como?

Alguns atletas de sucesso começaram tarde, como vimos alí em cima.

Sendo assim, sugerimos a todos que tem 18 anos ou mais é que não desistam do sonho, mas que sim, continuem o alimentando e que façam o maior número de peneiras possível. Porém nunca abandonem seus estudos/trabalho, pois é sempre seguro possuir um ‘plano b’, caso a carreira como jogador profissional não dê certo, pois esse sim pode ser o diferencial para garantir o futuro e minimizar eventuais frustrações.

Cientificamente falando a idade do jogador não afeta dentro de campo

Segundo a Clínica de Medicina do Exercício (Clinimex), situada no Rio de Janeiro, a idade do jogador não afeta o desempenho aeróbico do atleta de futebol profissional. Esse estudo foi divulgado pela revista científica “International Journal of Sports Medicine”, uma das principais do ramo no mundo.

Essa pesquisa aconteceu com o time do Botafogo de 2005 até 2010, ou seja, antes da chegada do jogador holandês Seedorf (que foi alvo de severas críticas pela sua idade na época, 36 anos). Porém o jogador foi destaque no time alvinegro, endossando às pesquisas da Clinimex.

Curiosidade – Por quê o futebol na Olimpíada tem limite de idade?

Então, é por pura politicagem.

O futebol é a única modalidade com limitação de idade na Olimpíada. Por exigência da FIFA, os times devem ser formados por jogadores abaixo dos 23 anos. A partir de Atlanta-96, permitiu-se que cada delegação levasse três atletas com idade superior a 23 anos. O COI (Comitê Olímpico Internacional) pressiona para acabar com essa limitação, mas a FIFA, temendo a concorrência com a Copa do Mundo, acena com a saída do futebol do programa olímpico caso isso aconteça, ou seja, a FIFA não quer uma competição com seleções principais não organizada por ela, para não ganhar importância como o Copa do Mundo.

Fontes:

http://terceirotempo.bol.uol.com.br/que-fim-levou/borges-6020

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2011/06/de-empacotador-artilheiro-liedson-volta-bahia-como-idolo-e-investidor.html

https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/cai-mito-da-idade-para-os-jogadores-de-futebol-6501280

http://www.poscardio.ufrj.br/images/noticias/estudo_jogadores_futebol/estudo_jogadores_futebol.pdf