Será que você tem o que é preciso para se tornar um treinador de futebol de sucesso? Confira aqui detalhes sobre essa carreira que de moleza não tem nada!

Fala, galera! No tema de hoje vamos abordar a carreira de treinador de futebol.
Primeiramente, o que faz um técnico?
Vamos lá!

Um treinador de futebol comanda uma equipe de jogadores, organizando treinamentos técnico-táticos, projetando jogadas, fazendo substituições de jogadores, mudanças na formação e postura dos atletas durante o jogo. Mas eles também tem outras tarefas paralelas e/ou complementares em áreas como marketing e comunicação, conforme seu estilo pessoal, conhecimento ou mesmo necessidades, em função da estrutura mais ou menos qualificada do clube ou instituição onde trabalha.
Como o futebol é um jogo de equipe e envolve muito desempenho físico, os treinadores de futebol precisam constantemente motivar os jogadores e inspirar o jogo em equipe. Eles também podem precisar viajar para jogos fora de casa e outros eventos esportivos. Os treinadores geralmente trabalham nas noites e fins de semana, quando muitos jogos de futebol estão agendados.

O que é necessário?

Para se tornar técnico de futebol é indispensável ter liderança para conduzir os atletas, conhecimentos sobre gestão de pessoas para se relacionar como os demais membros de sua comissão técnica (funcionários, dirigentes, jornalistas e torcedores em geral) além de conhecimentos específicos de psicologia aplicada, sistemas táticos, metodologia do treinamento e planejamento estratégico. O treinador precisa ter pensamento estratégico para definir não só as estratégias de trabalho, como palestras e planos de meta do time.

Formação

Há muita polêmica envolta nesse assunto. No começo deste ano, o Conselho Regional de Educação Física de São Paulo (Cref-SP) havia entrado com um recurso especial para tentar incluir a profissão de treinador de futebol entre as atividades que apenas os profissionais de educação física podem exercer, mas a Segunda Turma do STJ rejeitou a apelação por unanimidade.
O colegiado entendeu que não há previsão legal para que um treinador de futebol seja diplomado.
Porém, é sempre recomendado ter uma base. Você pode optar por cursar educação física em alguma universidade que ache legal e depois de formado também tem a opção de se pós graduar na área do futebol.
Por exemplo, a Universidade Gama Filho, no Rio, oferece curso de pós-graduação em “metodologia da aprendizagem e treinamento do futebol e do futsal”.
Mais informações: http://www.centraldecursosugf.com.br
Ah! Ex-atletas podem virar técnicos sem terem cursado Educação Física.

Qual o mercado?

Você pode começar a carreira trabalhando em escolas de Ensino fundamental e Ensino médio, como professor de futebol, em escolinhas específicas do esporte, além de clubes amadores e profissionais
Já no dia-a-dia, pode trabalhar em uma liga professional. O trabalho é em dois períodos, porém, há muitas viagens e raras folgas nos fins de semana
O número de profissionais é grande, mas as áreas da carreira, também são. O que pode ser mais difícil é encontrar espaço fora do Brasil.

Prós e contras

Com certeza as viagens e a oportunidade de conhecer o mundo e outras culturas é um prós. Além disso, pode ser ideal para quem ama o esporte, mas não quer (ou não tem qualidade) para ser jogador.
Já um contra, pode ser a dificuldade de se manter no emprego devido à pressão por resultados, muitas vezes a falta de estrutura desanima também. sem contar os baixos salários para a grande maioria dos profissionais.

E o salário?

Segundo a tabela do SINE, no Brasil, o valor é variado:

Após 10 anos: no mínimo R$ 30 mil se o profissional já estiver dirigindo um time da 1ª divisão do Campeonato Brasileiro.
Ser treinador não é fácil mas também não é impossível, então vou deixar aqui alguns conselhos pra quem deseja trilhar o caminho do sucesso se tornando treinador!
Vamos lá:

1- Seja dedicado e persistente
Qualquer pessoa deve se esforçar ao máximo e sonhar em chegar o mais longe possível. Sem dedicação pode até saber muito sobre o futebol, mas certamente que não vai chegar longe. Procure aprender mais, procure algo que ainda não sabe e aprofunde também tudo o que já sabe. Conhecimento nunca é demais!

2- Seja você mesmo
Existem muitos treinadores e uma imensa galera que manja muito de futebol com quem você pode e deve aprender. Todos eles têm alguma experiência e conhecimento a ser aprendido e você deve procurar saber tanto ou mais que cada um deles. Absorva tudo mas mantenha a sua essência. Siga suas ideias, pratique cada uma delas e se diferencie de outros treinadores. A jogada aqui é ser inovador.

3- Assista a jogos ao vivo
Uma coisa é assistir jogos pela TV, outra bem diferente é assistir a jogos ao vivo, onde você olha para onde quiser, estuda o que quer e vê o que realmente quer ver. Por exemplo, é muito mais fácil elaborar relatórios de jogo, se você está acompanhando ao vivo a partida. Experimente assistir a um jogo pela televisão e faça um relatório sobre ele. Depois assista uma partida no estádio e faça um relatório. A percepção é totalmente diferente!

4- Não tenha medo de falhar
Não vale a pena repreender a si mesmo só porque não conseguiu algo na primeira tentativa. Tudo na vida se começa por algum lado e começar é sempre do zero. Quando falhar, perceba quais foram os seus erros e o que faltou fazer. Para na próxima vez, acertar.

5- Aumente seu networking
Procure profissionais da sua área e mantenha contato com eles. Seja no mercado de emprego, no mundo financeiro ou no ambiente social, ninguém vai longe sozinho. Buque conhecer os treinadores profissionais e todos os colegas de profissão, ouça o que eles têm a dizer e siga os seus conselhos sejam eles ligados ao futebol ou não, escute o que cada um tem para dizer, pois todos os conselhos são importantes.

6- Se informe
Compre livros e revistas de futebol, assista reviews sobre os jogos, ouça podcasts, acesse sites e fóruns relacionados, leia livros de organização tática e conselhos dos melhores treinadores do mundo. A regra é sempre adicionar conhecimento.

7- Mostre que é capaz
Observe jogos e faça relatórios. Faça os relatórios da seguinte maneira: Escreva tudo o que vê na partida entre os dois times e depois organize o relatório final. Publique o seu relatório na web e receba comentários que lhe vão dar um incentivo extra para continuar seu trabalho.

8- – Desenvolva a sua arte, treinando.
Um dos melhores caminhos para desenvolver o seu conhecimento é através da elaboração de exercícios. Crie suas estratégias e chame os amigos para as colocar em prática!

9- Seja organizado
Separe um canto para você guardar todo o seu material estratégico. Faça anotações de tudo que achar relevante sempre que possível. Não deixe passar nada que mais tarde lhe vai fazer falta.. Elabore textos bem escritos todos os dias assim, mantém a sua mente ativa e desperta para novas idéias.

10-Seja humilde, sempre.
É muito complicado aceitar quando perdemos, pois ninguém gosta de perder na vida. Ninguém gosta de falhar, porém é necessário ser humilde o suficiente para aceitar cada derrota, assim como ser persistente para seguir em frente após cada derrota, sem nunca desistir. A pior coisa que podemos fazer no nosso caminho é parar ou abrandar a nossa marcha.

11-Quando concluir um objetivo, arranje outro mais complicado
Hoje em dia, o perigo de ficar parado é muito grande. Quando deixamos de aprender e de atualizar o nosso conhecimento ou paramos de ultrapassar barreiras, alguém vai continuar o seu caminho e você vai ficar para trás. Não permita que isso aconteça. Sempre que escolher um objetivo e alcançar esse objetivo, procure um novo desafio. Isso impedirá você de ficar parado no tempo, como o ajudará a continuar a crescer na vida e a aprender.

12- Tenha iniciativa
Não basta sonhar em ser treinador de futebol esperar que as oportunidades caiam do céu pois ninguém estará apto para ajudar quem não tem força de vontade pra derrubar obstáculos. É necessário estipular um objetivo e fazer as coisas acontecerem para que ele se concretize. Querer ser treinador de futebol, mostrar sua vontade de ser o melhor treinador de futebol e correr atrás das oportunidades é a única forma que alguém nos tentar ajudar para que realmente um dia sejamos treinadores de futebol!
Bom, com essas dicas é praticamente impossível você não obter sucesso!

Como podem ver, assim como qualquer emprego, tudo depende da dedicação do profissional e amor pelo o que faz!
E aí, já pensou em seguir carreira de técnico? Tá esperando o que?

Deixe seu comentário aqui pra gente!

Fontes:
https://mundoestranho.abril.com.br/esporte/como-se-tornar-um-tecnico-de-futebol/ http://torcedores.uol.com.br/noticias/2017/05/opiniaopor-que-e-tao-dificil-ser-tecnico-de-futebol-no-brasil

Que tal ser um Técnico de Futebol?