Odds são as probabilidades de um determinado evento ocorrer, podem se relacionar com poker, corridas e claro com futebol.

Desde jogar uma moeda para cima, até a partida mais complexa de futebol exitem probabilidades que tentam mostrar quais são os resultados mais prováveis de acontecer, no mundo esportivo chamamos tais probabilidades de odds.

O cálculo realizado para obter o resultado dos odds é feito partir da análise de um confronto, onde será atribuído um valor para cada variante. Os valores serão designados de acordo com a chance de vitória de cada variante.

O Que São Odds

Calculadora, bloco de notas, canetas e dinheiro sobre uma superfície branca.

Toda partida começa bem antes do apito inicial do juiz. Assim como nós temos nosso time do coração, geralmente, em todo duelo existe também aquele que é considerado como favorito.

Diante dessa possibilidade, surgiram os odds, que nada mais são do que, de acordo com um estudo estatístico, as chances em um embate de uma parte contra a outra. Vamos entender melhor isso na prática?

No jogo Brasil x México na Copa do Mundo de 2018, o Brasil possuía odds a 1,48 para vencer o México. Como odds representam probabilidades, dividimos o número 1 pelo valor do odd, o resultado multiplicamos por 100 e obteremos a porcentagem que indica a chance de vitória.

1/1,48 = 0,67567 X 100 = 67,5%

A partir do resultado obtido é possível fazer a análise de quem é o favorito. Como já sabemos, realmente o Brasil venceu o México por 2×0. Mas quais eram os odds do México? Vamos analisar.

Quanto maior for o valor do odd, menor será a chance daquele time de vencer a partida. Para esse jogo específico, o odd para o México estava em torno de 7,00.

1/7,00 = 0,143 X 100 = 14,3%

Realmente, a possibilidade de vitória da seleção mexicana era baixa, e como todos já sabemos, as estatísticas estavam certas.

Odds Baixos

Quanto menor for o odd de um time, maior sua chance de vencer o confronto. São grandezas inversamente proporcionais. Ao montar sua escalação vitoriosa, a partir da análise desses dados, é possível ter um panorama melhor de quais os times são favoritos em cada confronto.

Vale lembrar que como escalamos jogadores e não equipes, os odds podem não representar o desempenho isolado de um jogador, mas podem ser muito úteis para avaliar um conjunto, como por exemplo ataque e defesa.

Por isso é importante analisar cada jogador, dessa forma é possível montar uma escalação com maior aproveitamento, visto que, por exemplo pode existir um jogo em que o favorito possui uma falha na lateral direita, assim o ideal seria não escalar tal jogador.

O preço dos jogadores no mercado, também, em geral, segue a lógica inversamente proporcional a dos odds. Quanto menor for um odd de um jogador, maior seu valor, visto que seu desempenho também e alto.

Odds Altos

Por se tratar novamente de grandezas inversamente proporcionais, os odds altos representam aqueles times que possuem uma menor chance de vitória. Muito se é discutido a respeito desse tipo de odd, pois suas chances de recompensa são baixas, mas caso o evento ocorra, seu retorno é muito alto.

Um time que em uma partida possui odds altos, tem mais probabilidades de sofrer gols. Por isso, é necessário ter atenção ao escalar seus jogadores, uma vez que possivelmente esse time pode ter um problema na sua defesa.

Por mais que um time possa apresentar odds altos para um jogo, este também pode possuir jogadores de destaque. Mostrando que não necessariamente um time de odds altos não tenha boas opções.

Classificação de Odds

  • Entre 1,01 e 1,14 – Muito Baixos
  • Entre 1,15 e 1,49 – Baixos
  • Entre 1,50 e 1,99 – Médios
  • Superior a 2 – Altos

Como usá-los a seu favor

Folha com tabelas para marcação de pontuação, canetas e dados sobre superfície verde.

Mais importante do que saber quais são os odds para um determinado jogo, também é preciso saber as situações atuais que os clubes vivem. A partir da análise dos dados disponíveis, é possível montar um time forte, com grandes chances de vitória.

Ao analisar os odds de uma partida, junto ao histórico de um jogador a previsão sobre seu comportamento é, quase sempre, correta. As previsões nos ajudam a obter um melhor resultado. Vamos tentar?

Ainda analisando a partida Brasil e México, onde os odds eram 1,48 para o Brasil contra 7,0 para o México. Chances de 67,5% a 14,3%

  • Goleiro Brasil: Alisson
  • Goleiro México: Ochoa
  • Defesa Brasil: Fagner, Thiago Silva, Miranda, Felipe Luís
  • Defesa México: Edson Álvares, Ayala, Salcedo, Gallardo
  • Meio-campo Brasil: Casemiro, Willian, Paulinho, Phillipe Coutinho
  • Meio-campo México: Rafa Márquez, Herrera, Guardado
  • Ataque Brasil: Neymar, Gabriel Jesus
  • Ataque México: Lozano, Raúl Jiménez, Vela

Logo no início do segundo tempo, Rafa Márquez sai e da lugar a
Layún, poucos minutos depois, Neymar faz o primeiro do Brasil. Mais adiante um pouco o México faz mais uma substituição, sai Álvarez entra Jonathan dos Santos.

Aos dezesseis minutos do segundo tempo a selação mexicana faz sua última substituição, Javier Hernández deixa a partida para entrada de Jiménez. Aos trinta e quatro minutos do segundo tempo, o Brasil faz sua primeira substituição, Fernandinho no lugar de Paulinho.

Já no final do jogo, aos quarenta minutos da segunda etapa, o Brasil faz mais uma substituição, Phillipe Coutinho sai e em seu lugar entra Roberto Firmino, que três minutos depois marca o segundo do Brasil.

A última substuição brasileira foi feita durante a prorrogação, sai Willian e entra Marquinhos. O jogo se estendeu até os cinquenta e um minutos, o apito final do juiz decretou, Brasil eliminou o México e avançou na competição.

Nessa partida tivemos seis cartões amarelos, dois para o Brasil, e quatro para o México. os “amarelados” foram: Felipe Luís, Casemiro, Edson Álvarez, Carlos Salcedo, Héctor Herrera e Andrés Guardado

Como os odds indicavam, a seleção brasileira iria fazer um jogo mais ofensivo, com mais chances de gol, portando os jogadores mexicanos responsáveis por barrar esse avanço foram penalizados com cartões amarelos.

A partida também contou com vinte e quatro faltas, das quais apenas seis foram cometidas pelo Brasil, as outras dezoito foram sofridas pelo mesmo.

Ao analisar os acontecimentos da partida é perceptível que a seleção mexicana estava em uma situação pior, fez todas suas substituições no início do segundo tempo, cometeu mais faltas, levou mais cartões amarelos. Ou seja, teve um desempenho pior.

Com o auxílio dos odds, logo antes a partida, sua chance de fazer uma boa escolha conforme as dicas, quase sempre, terá um resultado positivo.

Diferentes tipos de odds

Mapa múndi com câmera fotográfica, bússola e dinheiro sobre ele.

O tipo de odd mais utilizado é o modelo europeu, decimal, apresentado no início, mas ele não é o único. Assim como (quase) tudo, os odds também são diferentes ao redor do mundo.

Os Três principais tipos de odds são: odd decimal ou europeia, odd fracionária ou inglesa e odd americana.

Odd fracionária ou Inglesa

Mais comum a terra da rainha, esse tipo de odd, como o nome já indica, tem o formato de fração. O numerador indica quantas chances e o denominador indica em quantas chances.

Vamos supor que em jogo os odds para determinado time esteja em 2/9, vamos transformar em odds decimais para entender a porcentagem.

  1. 2/9 – some os dois números 2+9 = 11
  2. O valor encontrado na soma dos dois números é dividido pelo denominador, ou seja, 11/9 = 1,22
  3. Agora já sabemos, 1/1,22 = 0,8196 x 100 = 81,96%

Odd Americana

Utilizado principalmente nos States, eles são mais comuns nos esportes mais populares nas terras do Tio Sam, como basquete, futebol americano, lutas etc. Quase não é utilizado no Brasil.

No modelo, a primeira coisa que deve ser observada é perceber se o odd é negativo ou positivo. Utilizando o exemplo negativo de -400, vamos observar em como eles se tornam porcentagens.

  1. odds/(100 +odds) = -400[(100+(-400)]
  2. -400/(100+400) = -400/500 = 0,8
  3. 0,8 x 100 = 80%

Nos odds positivos a fórmula para cálculo, vamos usar o exemplo +400

  1. odds + 100/100 = 400+100/100 = 5
  2. 100/5 = 20%

Onde encontrar Odds atualizados?

Para saber onde encontrar odds de uma determinada partida, listamos lugares onde você pode encontrar os odds das partidas que já ocorreram e que ainda acontecerão, te deixando pronto para escalar seu time da melhor maneira

Os sites Odds portal e Odd Shark possuem diversas categorias esportivas, as mais comuns, como: futebol, golf, tênis, basquete e até algumas mais inusitadas como: polo aquático, sinuca, dardos etc.

O site Odd Slot é um site específico de odds de futebol, sempre atualizado e com uma diversa gama de campeonatos.

Outra boa opção é ficar de olho nos sites que compram odds, como o Win Comparator

A partir da análise das estatísticas pós partida é perceptível que aliando os odds ao seu conhecimento futebolístico escalar um time campeão não é tão difícil. E você já montou seu time? Corre na nossa página e coloque seus conhecimentos em prática!