Saiba quais são os erros mais comuns que alguns ténicos podem cometer durante sua trajetória

A didática de um jogo de futebol não é tão simples assim, mesmo sendo complicada, muitos continuam a amar o futebol sem o entender. Mas é também esta paixão que eleva o futebol para um nível sem limites, e que faz tanta gente se abrir ao mundo como nunca o fez na sua vida. Esta introdução parece que não tem nada a ver com os erros graves que muitos treinadores cometem, mas é o começo perfeito para o artigo e já já vocês vão saber porquê. Aliás, estes erros não são só cometidos por treinadores, mas por bilhões de pessoas por todo o mundo, e alguns nunca os vão corrigir durante a sua vida.

Continuando, algumas pessoas  se abrem mais para o futebol e são mais capazes de mostrar o seu ponto de vista por ele do que por outra área qualquer nas suas vidas. Talvez não consigam ajudar um colega que precise de algo, ou mesmo  realizar coisas simples, tipo falar com alguém que acham atraente, porém devido ao amor pelo jogo, se tornam indivíduos mais destemidos quando o assunto é a sua paixão. Muitas vezes essa paixão sai fora de controle e começa a se tornar um problema se não for bem administrada. Por exemplo, a pessoa pode se tornar violenta se seu amor pelo futebol subir a cabeça. A parte emocional do ser humano, realmente interfere em seu perfeito juízo. Muitos não a conseguem controlar porque a sua mente não faz esforço suficiente para isso. Este é também um dos grandes erros cometidos por treinadores.

Se exaltar e se deixar levar pelo lado emocional

Existem inúmeras para um treinador aprender a controlar o seu emocional dentro de campo. Emoções não são apenas aquela felicidade quando se festeja o gol ou a vitória, essa é a emoção positiva. As emoções acontecem a todo o momento, e mesmo um passe mal sucedido dentro do jogo pode desencadear uma série de emoções, muita das vezes tende a ser a negativa. O fato de não concordar com uma falta, se desesperar um passe mal feito, já é a pólvora que faltava pra começar aos berros para dentro do campo. O ideal é manter um equilíbrio e não se deixar levar por elas. É necessário manter o foco e não se desviar de sua meta. Guarde o auê pro final.

Se deixar levar pelo medo

É difícil acreditar que existem treinadores “medrosos”, né? Eles estão lá, comandando tudo, disciplinando, fazendo acontecer e nunca passa pela nossa cabeça que eles, assim como nós, tambem tem receio. Pode ser o medo em medo de ganhar,  medo de perder, medo de mudar, medo de aprender, tem até medo de estar acima dos jogadores, que é o lugar a que pertencem na hierarquia dos clubes. Um líder, não é uma pessoa que orienta pessoas. O líder deve inspirar de tal forma que seus seguidores fiquem “hipnotizados” com sua auto-confiança, conhecimento, otimismo, foco no futuro e na solução, a fim de que todos os sigam em direção ao sucesso. Um verdadeiro líder é inspirador, a ponto de despertar, em seus liderados, o desejo de vitória.

Então, um treinador, para ser capaz de orientar seu time, primeiro precisa passar uma imagem de confiança de que os consegue orientar. Os jogadores precisam sentir que ele é a pessoa certa para as ambições que eles tem. E ter medo de vencer, não vai ajudar nenhum treinador a conseguir que os seus jogadores o vejam como um verdadeiro líder a ser seguido. Antes de organização tática, de treino, e de outras vertentes aplicadas ao futebol, a primeira coisa que o treinador deve fazer é mostrar aos jogadores que eles o merecem e precisam dele para serem orientados.

Colocar-se acima do trabalho

Futebol, para quem está por dentro, sabe que demanda muito tempo e dedicação assim como qualquer carreira. O trabalho é árduo todos os dias, às vezes mais pesado do que quem trabalha no horário “normal” durante a semana, e mesmo aqueles que chegaram a um nível realmente elevado, a vida começa a ser pública, os stresses aumentarão, e muitos problemas vão aparecer em consequência disso. Ser uma pessoa de sucesso, traz riscos e é preciso estar disposto a passar por isso.

Tentar agradar todo mundo

Da mesma forma que um treinador precisa ter uma mente vencedora e trabalhadora para conseguir conquistar os seus jogadores desde começo, também precisa ter a sua mente focada no seu trabalho e deixar as opiniões alheias pra trás. Quem está por fora, vai sempre estar comentando, mesmo não sabendo nada de futebol e ainda vai tentar argumenta como se fosse expert. O treinador tem toda uma equipe em sua volta. Eles são a equipe técnica, e essas são as únicas pessoas que o podem aconselhar sobre algo. Quem está nas arquibancadas sempre vai ter algo a palpitar. Deixa pra lá, o importante é focar no que está sendo feito dentro de campo!

Não desenvolver os seus meios de comunicação

Comunicar, não é a apenas falar. Se acha que apenas jogar palavras ao vento pro seu time adianta, tá bem enganado. Falar é apenas uma pequena porcentagem da comunicação, mas a forma como dizemos cada palavra, e a forma como encaixamos as palavras com a nossa linguagem corporal, tudo isso é comunicação. Por exemplo, um treinador chegar para os jogadores e falar com voz baixae ombros caídos não passa confiança. Se deseja ser treinador, e não conhece quase nada de comunicação e expressão corporal, é melhor começar a estudar isso o mais rápido possível. Senão, mais tarde sentirá que os jogadores não estão te acompanhando e a culpa não vai ser deles.

Não saber administrar o tempo

Infelizmente, sendo no futebol ou mesmo na vida, existem tantas pessoas que não sabem usar o seu tempo corretamente, mas que sonham em chegar aos degraus mais altos da escada do sucesso. Isso não dá certo. Pessoas que tem sucesso possuem várias habilidades e uma delas é a capacidade de organizar suas tarefas e o tempo que gasta com elas. O sucesso é gradual. Raras são as pessoas que chegaram ao sucesso por sorte, mas pode saber que elas não vão durar muito tempo lá em cima.

Não se organizar

Um dos pontos mais importantes para garantir sucesso. A organização é a base de toda a tarefa. Anote tudo que for percebendo, suas análises, seus erros anteriores, observações, táticas a serem melhoradas, sugestões. Quanto mais informação melhor. Transforme essas informações em conhecimento e se supere cada vez mais como um treinador.