Confira as estratégias para contratar o craque do momento!

Contratar um jogador de futebol renomado é uma tarefa difícil para qualquer clube e é uma disputa mega acirrada. Inúmeras vezes, vemos clubes sem problemas financeiros tentando convencer um grande jogador a assinar contrato com eles e o quão difícil pode ser essa empreitada. As explicações para esse fenômeno são várias e aqui vamos observar algumas estratégias fundamentais para rolar essa contratação. Confira como fazer um craque assinar o contrato.

Estímulo financeiro

Tudo começa por aqui. É preciso oferecer um contrato atrativo e condizente com o valor do atleta, ofereca bons prêmios de desempenho, uma cláusula de rescisão compatível e outros bônus adicionais.

Promova a imagem do clube

O clube deve fazer o possível para promover a imagem de seu jogador. Garanta visibilidade! Desse modo, o time será ainda mais forte perante a imprensa. Pense assim: um craque nunca assinaria contrato com um clube que não lhe desse visibilidade e não lhe oferecesse a possibilidade de se mostrar ao público como um ídolo.

Monte um time forte

Construir um time de peso reunindo os melhores jogadores e cujas características complementem as habilidades da estrela contratada, favorece claramente seu sucesso. Um jogador sozinho nunca garante o sucesso de uma equipe, por melhor que ele seja. Do mesmo jeito que esse jogador nunca conseguirá garantir o seu sucesso como atleta se não tiver dez colegas de grande categoria a seu lado.

Ofereça um contrato amigável

Para que o jogador não se sinta demasiadamente “preso” ao clube. Seja leve! Por exemplo, uma cláusula de rescisão muito alta pode fazer com que o atleta se sinta incomodado e não assine o contrato.

Garanta boas condições de vida à sua família

O clube deve criar boas condições para a integração dos filhos dos jogadores nas melhores escolas; dar apoio na aquisição de uma casa; dar apoio no acesso aos transportes e acompanhamento permanente da família, pelo menos na fase de adaptação à região caso tenham se mudado. Este aspecto é fundamental e muitas vezes esquecido pelos dirigentes. Jamais deve se esquecer que família é a base de tudo na vida. Muitos jogadores acabam não se adaptando bem a um clube devido à pressão familiar motivada pela desadaptação da família por algum motivo.

Apoie os em todas as situações

Esteja lá para seus jogadores, afinal eles são segunda família. Se for necessário, o clube deve dar apoio na adaptação à língua (caso ele não fale o idioma local), ao clima e ao meio ambiente. Tudo que é desconhecido gera um certo receio no começo.

Garanta boas perspectivas de futuro

Faça uma oferta de boas perspectivas de futuro após o término do contrato. Deve estar prevista a transição do jogador, no futuro, para um outro clube ou para outras funções.

Dê um lhe um papel ativo

Obviamente é impossível (ou pelo menos não aconselhável) que um clube prometa a titularidade a um jogador, pois isso contraria o papel da equipe técnica, mas é possível garanti-lo um papel de destaque no time.

Aposte no jogador

Garanta a oferta de estratégias de marketing que valorize a imagem do jogador, por exemplo, campanhas de publicidade e propaganda, bom acesso a meios de comunicação social e fácil acesso ao público, no sentido de cultivar e desenvolver uma imagem de ”ídolo” dos adeptos. Incentive-o a se dedicar à causas nobres e ações sociais. Claro que isso não deve ser forçado de jeito nenhum, mas um pouco de incentivo é necessário.

Agora que o clube já está a um passo de garantir seu craque, vamos as vantagens!

Vantagens de um craque assinar contrato com um clube:

Um craque pode ser um trunfo na carreira de qualquer clube. Muitas vezes nem é tão necessário que ele seja ninja dentro de campo; a contratação de um atleta renomado traz enormes vantagens para o clube, muito além do rendimento dentro de campo. Confira aqui algumas vantagens de estar acompanhado de um craque:

Mais fãs para o clube

A contratação de um craque-estrela atrai adeptos. Um clube não é nada sem seus fãs e muitas vezes o apoio a uma equipe depende dos jogadores que ela envolve. Um jogador renomado traz com ele milhares de fãs que certamente se tornarão adeptos do clube, aumentando o apoio no estádio e contribuindo positivamente para as finanças do clube.

Mais patrocínios

As empresas que patrocinam os clubes procuram, claro, visibilidade. O fato de ter um jogador deste tipo num clube dá uma projeção muito maior aos patrocinadores; as camisas e o estádio aparecerão constantemente na televisão, em muito mais páginas de jornal, e atrairão as atenções de todos os que gostam de fazer apostas esportivas. Enfim, a publicidade dessas empresas será muito maior. Desse modo, o clube será sempre procurado por grandes marcas e com maior volume de investimentos.

Mais merchandising

A maior parte dos fãs adquirem material de merchandising por causa dos craques do clube. Quando um grande clube contrata uma estrela internacional automaticamente as vendas de camisas do clube com o nome do craque sobem. Aí então aumenta imediatamente o lucro de camisas vendidas e de todo o tipo de artigos que o departamento de marketing consiga pôr à venda com referência a esse jogador.

Maior visibilidade através da comunicação social

Quanto mais craques o clube tiver, mais jornalistas estarão presentes nos eventos, grudados em todos os jogos, nos estágios ou nas conferências de imprensa. Desse jeito, aumentará a divulgação na midía da vida do clube e tudo que for relacionado à ele, tanto em termos esportivos como financeiros. Por exemplo, é normal que o dinheiro proveniente dos direitos de imagem da TV aumente de imediato, uma vez que se tornam mais frequentes as transmissões televisivas dos jogos do clube.

O clube torna-se mais “desejável” para outros craques

O fato de ter um jogador renomado funciona como um autêntico “convite” à vinda de outros jogadores de qualidade para o clube. Dessa forma, o time com certeza se valoriza mais!

Maior projeção internacional do clube

A partir do momento que o clube adquire um jogador conhecido mundialmente, não vão faltar convites para os torneios internacionais mais prestigiados do mundo.

Empresários e dirigentes internacionais terão um conhecimento mais aprofundado do clube e será prestigiado no mundo todo.

Com essa projeção, é possivel ter o aumento da visibilidade de outros jogadores do clube que poderão assim conseguir transferências vantajosas para o clube e para também os próprios atletas.

Bom, com vimos, vários fatores são importantes na contratação de um craque, tanto o antes e depois!

E vocês, sabem mais vantagens? Deixa aqui nos comentários pra gente! 😛

Fontes:

https://esportes.yahoo.com/noticias/as-vantagens-de-contratar-falc%C3%A3o-e-os-desafios-que-ele-ir%C3%A1-enfrentar-no-inter-024450134.html

http://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2017/08/governo-frances-vai-lucrar-com-transferencia-de-neymar-para-o-psg.html

https://www.futbolemotion.com/pt/categoria/produtos-oficiais/tipo-de-peca-de-roupa/merchandising