Frequentemente ouvimos as as pessoas mencionarem o termo “falso 9” ou “falso centroavante” e muitos ainda ficam perdidos na terminologia pois ainda não sabem o que isso significa. Entenda de uma vez por todas o que ele representa!

Como tudo começou…

Tudo começou na véspera de um super clássico, Real Madrid x Barcelona. O treinador catalão analisava o seu adversário como de costume, avaliava como poderia causar o maior dano a equipe madrilenha, analisava os jogadores e revia os jogos anteriores.

Ao analisar um desses jogos, percebeu que os meio-campistas Gago, Guti e Drenthe marcavam muito a frente, enquanto os zagueiros Metzelder e Cannavaro continuavam atrás, perto do gol de Casillas. Guardiola então, imaginou Messi atrás dos volantes e antes dos zagueiros, movimentando-se com facilidade. Ele pegou o telefone e não ligou para nenhum dos seus auxiliares, nem para o seu capitão Puyol, ligou diretamente para o seu camisa 10, Messi, querendo lhe mostrar um vídeo do Real Madrid .Quando Messi chegou em sua sala, ele mostrou o vídeo e congelou a imagem na qual ficava explicito o espaço vazio. Assim então Pep deu a tarefa para Messi começar a jogar pelo lado do campo, como de costume, porém se Pep lhe fizesse um sinal, ele procuraria as costas do campo e passaria a se movimentar pela área determinada por ele. Não foi uma simples mudança de posicionamento. O futebol muda e evolui nessas pequenas ideias: ao pedir que Messi aproveitasse esse espaço, Guardiola também dava um novo sentido ao jogo, eliminando as posições e até as funções em campo. Qualquer um poderia ir e romper no espaço que Messi deixou, mas importante era ocupar o espaço, num movimento orquestrado.

Mas então, que é o falso 9?

Apesar do uso desse tipo de estratégia não ser novo no futebol – usado desde os anos 30, assim como ocorre com a ideia de “volante moderno” – o conceito começou a ser discriminado como estratégia somente há poucos anos.

Bom pra começarmos a entender, vamos utilizar o falso 9 mais famoso do mundo: o craque do futebol mais premiado como melhor do mundo, Messi. Quando o argentino surgiu no Barcelona, ele jogava na ponta direita, pois a ponta-esquerda era do dono do time, Ronaldinho Gaúcho, e a função de centroavante era feita por Samuel Eto’o.

O falso 9 é uma terminologia usada no futebol recentemente para descrever certos sistemas táticos em que a figura do atacante centralizado (aquele que no Brasil tradicionalmente usa a camisa 9) não é de fato uma referência, como um centroavante tradicional que atua como pivô e que saiba se posicionar para receber as bolas, mas sim um atacante que atua flutuando pelo setores de ataque e meio-campo realizando diversas funções, com o objetivo de puxar a marcação e abrir espaços para quem vem de trás.

A posição de falso 9 é bem simples: ele joga como centroavante mas se movimenta mais do que um homem pesado, sai mais da área para buscar a bola mas sempre atua centralizado e é sempre muito oportunista. Geralmente, o falso 9 é um meia-atacante improvisado ou um atacante de maior recurso técnico, veloz, com características de drible, finalização, armação, velocidade e visão de jogo. Devido a essas peculiaridades, eles são usados para a função de finalização, armação de jogadas a partir do meio-campo, jogadas em profundidade pelas pontas, finalização com chutes de fora da área e auxílio na marcação.

Nos últimos anos, um jogador brasileiro tem sido destaque por conter essas características, o Diego Tardelli. Ele obteve destaque nessa função quando ainda jogava pelo Galo, e mais tarde também pela Seleção Brasileira. Em nível mundial, o principal destaque da posição é o Messi.

Pep Guardiola popularizou a terminologia quando ainda estava no Barcelona e está virando tendência no futebol mundial.

Guardiola, com toda a sua inteligência tática, aproveitou a saída de Samuel Eto’o e de Ronaldinho para pedir para o Messi atuar centralizado no ataque ao invés de pelos lados, como se esperava de um jogador baixo e com bastante velocidade. O resultado: criou um gênio, que joga como um centroavante com apenas 1,69m de altura.

Vantagens para um time com um falso 9

Dinâmica, qualidade e principalmente velocidade. O time que tem um jogador com a habilidade e qualidade de fazer essa função pode ser sempre o que mais ataca já que o princípio vai ser sempre o domínio e a posse de bola, utilizando o falso 9 para partir pra cima e se movimentar, tentando confundir os zagueiros que se perdem em vários momentos do jogo contra esse estilo.

O falso 9 funciona pra qualquer time?

Não. Aqui no Brasil, por exemplo, é muito difícil conseguir ter a qualidade suficiente para que um jogador atue como falso 9, porque estamos muito atrás da ideia tática e da técnica dos europeus. Essa história de que o futebol brasileiro é o mais ousado pode ainda existir em pouquíssimos casos (Neymar, por exemplo) mas o do velho continente tá em um nível que não pode ser comparado.

Quem mais usa um falso 9?

Além de Messi, o Pep criou Mario Götze (Atual Borussia Dortmund) para ser falso 9 também. O alemão já atuou por muitas vezes como falso centroavante, provando que Pep consegue modificar um jogador de posição com facilidade.

Kün Agüero, no Manchester City, atua como centroavante na maioria das partidas e quando Pellegrini optou por usar Dzeko ou Negredo, eles ficavam lado a lado enfiados na área, evitando com que o argentino abrisse em uma das pontas para munir o companheiro de ataque, deixando essa função com David Silva pela esquerda e Navas pela direita.

O “Pistoleiro” Luiz Suárez, que foi um dos atacantes mais desejados do planeta, é um falso 9 nato. Raramente as pessoas assistem o uruguaio fazer o trabalho de pivô, pois a sua característica principal é invadir a área de frente para o goleiro e não ficar fazendo parede.

A tendência é que cada vez mais na Europa isso seja usado. A falta de centroavantes está aumentando cada vez mais e jogadores de velocidade estão aparecendo em maior número.

E aí, quem você acha nessa temporada que tem grandes chances de atuar com falso 9 e se dar bem? Deixe nos comentários!

 

Fontes:

http://das4linhasparaomundo.blogspot.com.br/2015/11/o-falso-9-de-guardiola-o-dia-em-que.html

https://www.fmanager.com.br/topic/119377-quando-messi-virou-falso-9/

View story at Medium.com