Você sabia que existem tipos específicos de chuteiras para cada tipo de campo? Pois é, será que você está usando a chuteira correta? Confira aqui!

Existem tipos específicos de chuteiras para tipos diferentes de campo.

O brasileiro já nasce com o futebol no DNA. Seja na grama, natural ou sintética, ou mesmo nas quadras (futsal) uma boa parte dos brasileiros gosta de bater uma bolinha. Devido a tantas modernidades de hoje em dia, fica cada vez mais difícil escolher a chuteira mais adequada.

Infelizmente, ainda não inventaram uma chuteira que melhore suas habilidades no jogo mas se você quer aprender mais sobre os tipos diferentes de chuteiras para cada tipo de campo, é só continuar a leitura! Vale tanto para os craques quanto para os pernas de pau.

No começo, quando um jogador amador de futebol vai procurar sua primeira chuteira, é automaticamente deslumbrado e atraído pelas marcas e cores de chuteiras disponíveis em uma loja, porém o que a maioria não sabe é que por trás desses calçados existe uma extensa pesquisa e uso de tecnologia para aumentar o desempenho do jogador, tanto na questão do material quanto do design.

Vamos lá?

Primeiramente, qualidade acima de tudo!

Antes começar a escolher os modelos diferentes de chuteiras, é preciso ter em mente que este tipo de calçado deve durar por um bom tempo, independente do uso. Mas para isso, é importante fazer uma boa compra, priorizando a qualidade.

Um modelo de baixa qualidade ou fora de suas especificações de seu campo de jogo pode acarretar diversos prejuízos. Você pode se machucar ou o solado se desgastar muito antes do previsto. Isso sem falar da perda de desempenho, ao causar dificuldades extras na hora da pelada.

Preço

Defina o quanto você pode gastar, independente do valor, é mega possível encontrar um modelo que se adapte às suas necessidades e que ainda ofereça conforto. Pense numa chuteira como um investimento para alguns anos.

Estética e eficiência

Se deixar levar pela beleza das chuteiras pode desviar a atenção na hora da compra, no entanto, não é difícil casar beleza com eficiência em um só modelo. Conforto e amortecimento são essenciais, especialmente onde os solos mais duros, por isso priorize essas vantagens ao escolher a sua.

Tamanho certo

Nem apertado, nem folgado. Esse é o encaixe ideal para a chuteira, sem desconforto e pronto para a ação. Segurança e tração andam lado a lado. O futebol é um esporte extremamente dinâmico, com intensas e constantes mudanças de direção. Portanto, uma chuteira que seja preparada para boas arrancadas deve amenizar os impactos e dar estabilidade.

Marcas e marcas

Atenção: é super válido carregar boas referências e suas preferências na hora de escolher este tipo de calçado, porém, nem sempre aquela marca famosona ou modelo é o melhor para você (ou seu estilo de pisada). Se desapegue e faça uma escolha consciente, certo?

Agora sim, vamos lá entender um pouco mais sobre os tipos de chuteiras para os tipos de campo!

Chuteiras para futebol de campo

No futebol de campo está a maioria das variações nos modelos. São inúmeras possibilidades de materiais e travas para os gramados. Uma ótima opção que oferece ganho na leveza é a chuteira feita de material sintético, que é vendida em boa parte do mercado.

Essas chuteiras são flexíveis e dão velocidade aos movimentos. Elas estão disponíveis para todos os tipos de travas. Falando nisso, no futebol de campo, as travas mais utilizadas são aquelas feitas com metal, que dão um bom balanço, tração nas arrancadas e trocas de direção. São ideais para terrenos macios.

No caso dos campos mais secos, com um pouco de terra ou areia, a trava de lâmina é a escolha mais adequada. Ela dá a firmeza necessária para um gramado mais rígido. Se a grama estier muito alta (cobrindo a parte inferior do pé) voltamos para a trava de metal, mas agora com um tamanho médio.

Número de travas

Outro assunto a ser considerado é o número de travas. Normalmente, as chuteiras tem 6 ou 10 travas.

Uma boa dica: quanto mais travas, mais a facilidade na movimentação.

Para jogadores mais ariscos ou que precisam de mais mobilidade, é melhor ir logo com as de 10 travas. Laterais e atacantes especificamente, alguns meio-campistas também.

Já os goleiro e os zagueiros, que precisam de mais firmeza e estabilidade em campo, é necessário as chuteiras de 6 travas. Elas oferecem mais força nos choques e divididas.

Nos casos raros e extremeos com campos encharcados ou com lama, existem as travas de metal ajustáveis. Nelas, é possível ajustar a altura das travas, que se estendidas ao máximo, ajudam a evitar quedas e atolamentos. O ajuste é interessante mesmo para campos secos.

Chuteiras para campo sintético

O futebol society, é a modalidade oficial para os jogadores de fim de semana. Com campo reduzido e quase sempre em grama sintética, exige um tipo de chuteira diferente, com travas menores.

O campo society tem por características a grama sintética, mais curta que a natural e artificialmente amortecida. As travas menores, também chamadas de cravo, são feitas de borracha e placa de EVA, muitas vezes combinando com o material de acabamento do solado.

Essas chuteiras são perfeitas para este tipo de gramado devido a sua distribuição de peso. A força e a tração são melhor distribuídas no contato das travas menores com o solo mais baixo e rente. Elas aderem mais ao campo e oferecem segurança para todo tipo de jogador.

Chuteiras para futsal

Agora, no futsal, as chuteiras são na verdade tênis (sabia!), mas para não confundir, vamos ao que interessa: diferente das de campo e da society, as de futsal têm o solado liso, sem nenhuma trava ou cravo, apenas pequenas ranhuras para o contato com a quadra.

Elas são ideais para quem joga em superfícies de cimento liso, madeira ou PVC. A sola é de borracha e a escolha do modelo vai depender de onde você joga. Aquelas com reforço na sola, mais duras, são perfeitas para jogar no cimento, já em relaçao ao PVC ou madeira, escolha um solado mais suave.

O esquema é dar uma olhada certeira na descrição do produto e nas imagens disponíveis para detectar um bom modelo. Não tenha vergonha em perguntar o vendedor ou vendedora todas as suas dúvidas. Pesquisar sempre vale a pena antes de definir sua nova companheira de jogo.

Agora que você aprendeu mais um pouquinho sobre os tipos diferentes de chuteiras, nunca mais vai fazer feio em campo! Aproveite e acompanhe seus amigos na hora de comprarem as deles também e compartilhe um pouco da sua expertise sobre esses calçados com a galera Bom jogo!

 

Opa, curtiu? Compartilhe nas redes sociais e comente!

Fontes:

http://www.artigos.com/artigos/8978-modelos-de-chuteiras-e-como-escolher-a-ideal-para-cada-tipo-de-jogador

https://www.sportzone.pt/dicas-desporto/escolher-calcado-de-futebol