Você tem ideia de quais são os times mais velhos do mundo? Chega mais!

O futebol tem uma longa e rica história. Foi o esporte mais popular e seguido na Inglaterra durante meados do século 19, mas havia diferentes conjuntos de regras para jogar.

Todo mundo simplesmente jogou o esporte em nome do “futebol” à sua maneira até 1863, quando algumas organizações de futebol na Inglaterra, em uma reunião da Associação de Futebol, apresentaram um conjunto específico de regras oficiais sobre os diferentes tipos de futebol jogado na época.

O futebol jogado na Inglaterra durante o século 19 basicamente seguiu dois conjuntos de códigos: futebol de rugby – jogado passando a bola com mão e futebol de associação – jogado passando a bola com o pé. A inauguração da FA (Associação de futebol) levou a uma disputa entre os então clubes que queriam que os jogadores corressem com a bola em suas mãos e os clubes que queriam jogadores para chutar a bola.

E, a partir deste ponto em que falamos sobre o futebol, eles tiveram que ser específicos quanto ao futebol de rugby ou ao futebol de associação. Na virada do século 20, o futebol de associação superou o futebol de rugby como a forma mais popular do jogo, e então as pessoas começaram a abandonar o termo “associação” e começaram a chamar o jogo simplesmente de “futebol”.

Dada a longa e rica história do jogo, foi apenas em 1860 que os clubes de futebol profissionais começaram a aparecer. A história e a formação destes clubes são de grande interesse para os entusiastas do esporte hoje, já que os clubes de futebol mais antigos são muitas vezes disputados ou afirmam ter se formado em diferentes momentos ou em diferentes códigos do jogo. Então, aqui está para levar essa lição de história um pouco mais com uma olhada em alguns dos clubes de futebol mais antigos do mundo. A lista inclui apenas os clubes autônomos; são excluídos os associados em qualquer forma com instituições como escolas, universidades, hospitais ou militares. Além disso, os clubes listados são classificados em termos do ano em que começaram a jogar futebol, não de acordo com suas datas de estabelecimento. Isso exclui clubes atualmente ativos e populares como 1860 Munique e muito mais; 1860 Munich foi fundada em 1848 como um clube de fitness, mas começou a jogar futebol apenas desde 1899.

  1. Wrexham F.C. (1864)

Fundado em 1864, com sede em Wrexham, no País de Gales, o clube hoje tem o recorde de ganhar a Copa do País de Gales 23 vezes, mais do que qualquer outra equipe no País de Gales. Desde que se juntou à liga de futebol em 1921, a Wrexham desfrutou de um total de 87 anos como membros. Suas performances mais notáveis na história incluem vencer o atual campeão inglês Arsenal na terceira rodada da FA Cup de 1992 e uma vitória por 1-0 sobre a F.C. Porto na Taça dos Vencedores da Taça Européia de 1984. Wrexham está atualmente competindo no Conference Premier, o quinto nível na pirâmide da liga de futebol inglês. Eles jogam suas partidas em casa no Racecourse Ground, que é o estádio internacional mais antigo do mundo que ainda possui jogos internacionais.

Wrexham F.C.

  1. Nottingham Forest F.C. (1865)

Na cidade de West Bridgford, Nottingham Forest F.C. foi fundado em 1865 e foi profissional em 1888. Eles ganharam a Football Alliance em 1891-92 e a FA Cup em 1897-98. Tendo desfrutado de muitos períodos de sucesso no primeiro nível do futebol inglês, Nottingham gravou o nome de sua equipe ganhando duas Copas européias nas estações de 1978-79 e 1979-80.

Nottingham Forest FC

  1. Brigg Town F.C. (1864)

Este pequeno clube de Brigg, North Licolnshire, foi fundado em 1864, e hoje o BTFC é o mais antigo clube de futebol sobrevivente da cidade. No sistema não-liga, eles são o 4º clube de futebol mais antigo do mundo, atrás de Sheffield, Cray Wanderers e Hallham.

Brigg Town FC

  1. Bradford Park Avenue A.F.C. (1863)

O Bradford Park Avenue A.F.C. foi fundado em 1863. Eles foram há mais de 60 anos um membro da Football League na Inglaterra. Anteriormente conhecido como Bradford, o clube passou por reformas durante a década de 1970, e se estabeleceu como uma nova entidade novamente em 1988.

Breadford Park FC

  1. Stoke City F.C. (1863)

O único clube desta lista e o clube mais antigo que está jogando atualmente na Premier League. O Stoke City F.C. foi fundado em 1863 como Stoke Ramblers F.C. Eles são o segundo clube profissional mais antigo do futebol mundial e o sexto mais antigo em geral.

Stoke City FC

  1. Notts County F.C. (1862)

Notts County, fundado em 1862. Foi um dos 12 clubes a fundar a Liga Inglesa e deve a sua criação a W. Arkwright e Chas Deakin, que decidiram fundar o seu próprio clube de futebol profissional quando jogavam à bola entre amigos nos jardins de Cremorne.

Notts County chegou ao final da FA Cup em 1891 e foi coroado dos campeões em 1894. Entre as estações de 1888-89 e 2013-14, eles jogaram um total de mais de 4700 jogos, mais do que qualquer outro clube de inglês.

Notts County FC

  1. Worksop Town F.C. (1861)

Worksop Town F.C. são um clube de futebol semi-profissional no nordeste de Nottinghamshire. Fundada em 1861, eles são atualmente o quarto clube mais antigo do futebol mundial, embora existam vários discos que mostram o futebol jogado na cidade desde apenas 1873.

Worksop Town FC

  1. Cray Wanderers F.C. (1860)

Cray Wanderers foi o primeiro clube de futebol do sul da Inglaterra, fundado em 1860. Teve um começo bem sucedido no início do século XX, ganhando a Liga Kent em 1901-02.

Cray Wanderes FC

  1. Hallam F.C. (1860)

O Hallam F.C. atualmente joga na Divisão da Liga Leste do Norte dos Condados. Originalmente fundado como um clube de cricket em 1804, eles foram estabelecidos como um clube de futebol da associação após 1860, e hoje permanecem como o segundo clube de futebol mais antigo de todos os tempos. O clube competiu em sua primeira partida inter-club, conhecida como o primeiro torneio de futebol, em 1867, derrotando outros rivais Sheffield. Até à data, Hallham F.C. Possuem este histórico troféu de futebol e eles jogam seus jogos em casa no Sandygate mais histórico, que foi reconhecido pelo Guinness Book of Records como o esporte mais antigo do mundo.

Hallam FC

  1. Sheffield F.C. (1857)

O Sheffield F.C, com sede em Sheffield, South Yorkshire, foi chamado de o clube de futebol mais antigo do mundo tanto pela FA como pela FIFA. O clube nasceu das ideias de dois amigos (William Prest e Nathaniel Creswick) que, na altura, eram praticantes de críquete. Os dois jogadores pretendiam encontrar um esporte que pudessem praticar durante a estação do inverno e a escolha recaiu sobre o futebol. Fundada em 24 de outubro de 1857, eles tocaram seu primeiro jogo contra Hallam em 1867. Sheffield ganhou a FA Amateur Cup em 1903-04 e terminou em segundo lugar no 1977 FA Vase. O Sheffield Football Club é o clube de futebol mais antigo do mundo de acordo com a Federação Internacional de Futebol (FIFA).

Sheffield FC

E aí, você já conhecia algum clube desses?

Fontes:

http://www.football-stadiums.co.uk/articles/oldest-football-clubs/

http://dribles.com/artigos/10-clubes-futebol-mais-antigos-mundo

World’s 10 Oldest Football Clubs (Officially Recorded)