Confira aqui quais foram as dez maiores tragédias em estádios de futebol de todos os tempos!

Seja truculência da polícia, violência das torcidas ou até mesmo falta de estrutura… Muita coisa pode resultar numa tragédia de estádio. Listamos as 10 maiores tragédias que marcaram o esporte, confira.

1. PERU X ARGENTINA

Local: Lima (Peru)

Competição: Torneio Pré-Olímpico

Vítimas: 318 mortos e mais de 500 feridos

Ano: 1964

A Argentina tava ganhando de 1 a 0 quando o juiz resolveu anular um gol do Peru. Bastou isso para despertar a ira dos 54 mil torcedores que superlotavam o Estádio Nacional de Lima.

Um monte de pedra e garrafas voavam no campo enquanto torcedores invadiam o gramado na maior violência. A polícia interveio e milhares de torcedores correram para as saídas do estádio. Com os portões trancados, centenas de pessoas foram esmagadas nesse tumulto. Credo!

 

2. HEARTS OF OAK x KUMASI ASHANTI KOTOKO

Local: Accra (Gana)

Competição: Campeonato Ganês

Vítimas: 126 mortos e 90 feridos

Ano: 2001

O pau quebrou entre os torcedores dos times de maior rivalidade no futebol do país.. A polícia tentou segurar e conter a briga usando bombas de gás lacrimogêneo e os torcedores que tentaram escapar da confusão encontraram todas as saídas de emergência trancadas. Padrão né. E adivinha? Briga + saídas bloqueadas = tragédia. Nada novo de esperar.

 

3. NOTTINGHAM FOREST x LIVERPOOL

Local: Sheffield (Inglaterra)

Competição: Copa da Inglaterra

Vítimas: 96 mortos e mais de 200 feridos

Ano: 1989

O jogo tava valendo pela semifinal e o estádio de Hillsborough estava superlotado. Aproximadamente 5 mil torcedores sem ingresso forçaram a entrada no estádio até que a polícia abriu os portões. O tumulto avançou sem se importar com quem já ocupava as arquibancadas e acabou esmagando muita gente. A tragédia só não foi maior porque alguns torcedores conseguiram pular para dentro do campo e fugir,

 

4. MUKTIJODHA x JANAKPUR

Local: Katmandu (Nepal)

Competição: Amistoso

Vítimas: 93 mortos e mais de 100 feridos

Ano: 1988

Uma partida de futebol no Nepal entre um time local e outro de Bangladesh só podia mesmo terminar em tensão. O problema é que desta vez o horror não ficou só dentro de campo. Tudo ia bem até começar uma chuva de granizo. A multidão correu para se proteger e dezenas de pessoas foram pisoteadas e esmagadas contra os portões.

 

5. GUATEMALA x COSTA RICA

Local: Cidade da Guatemala (Guatemala)

Competição: Eliminatórias da Copa do Mundo

Vítimas: 84 mortos e mais de 150 feridos

Ano:1996

Imagina a situação: Cerca de 60 mil ingressos foram vendidos. O Estádio Mateo Flores não suporta mais de 45 mil espectadores. Antes de a bola rolar, uma multidão de gente acabou espremida no alambrado. Nem precisa dizer mais nada, né? O presidente do país, presente no estádio, suspendeu a partida na hora e a Fifa interditou o estádio por dois anos.

 

6. RIVER PLATE x BOCA JUNIORS

Local: Buenos Aires (Argentina)

Competição: Campeonato Argentino

Vítimas: 74 mortos e mais de 150 feridos

Ano: 1968

O clássico mais tradicional da Argentina nunca é de boas. Só que dessa vez, a torcida exagerou. A galera ficou doida e armou um incêndio a partir de uma pilha de papéis picados. Lógico que o fogo assustou os torcedores, que correram em direção às saídas do estádio. No corre-corre, muita gente caiu, foi pisoteada ou esmagada contra os portões. Pavor!

 

7. SPARTAK MOSCOU x HAARLEM

Local: Moscou (Rússia)

Competição: Copa da Uefa

Vítimas: 66 mortos (mas 340 extra-oficialmente) e 100 feridos

Ano: 1982

O Spartak Moscow precisava de três gols de vantagem, mas vencia por 1 a 0. A torcida já tava indo pra casa quando saiu o segundo gol. Voilá: uma galera voltou para ver o fim do jogo, gerando tumulto e dezenas de torcedores espremidos.

 

8. CELTIC x RANGERS

Local: Glasgow (Escócia)

Competição: Campeonato Escocês

Vítimas: 66 mortos e 100 feridos

Ano: 1971

O Celtic abriu o placar faltando um minuto para o final. Mas, já nos acréscimos, o Rangers surpreendentemente empatou a partida. A festa foi tão intensa que uma escadaria cedeu, fazendo uma pilha de torcedores cairem entre si!

 

9. BRADFORD x LINCOLN

Local: Bradford (Inglaterra)

Competição: Campeonato Inglês (3ª divisão)

Vítimas: 56 mortos e 200 feridos

Ano: 1985

A torcida do Bradford comemorava o título cujo foi conquistado na rodada anterior, quando de repente, um incêndio tomou conta das arquibancadas de madeira. Os torcedores tentaram escapar pelos portões do estádio, mas muitos nem chegaram lá.

 

10. ZAMALEK x DUKLA PRAGA

Local: Cairo (Egito)

Competição: Amistoso

Vítimas: 49 mortos e 50 feridos

Ano: 1974

O jogo não valia nada, mas a torcida foi lá ver em massa: o estádio, que tinha capacidade para 40 mil pessoas, teve que aguentar 80 mil! De novo… a estrutura não resistiu segurar tanta gente e parte das arquibancadas desabou.

 

Fontes:

Tragédia com 96 mortos que mudou o futebol na Inglaterra completa 20 anos

Bradford fire: Football world remembers the day 32 years ago when 56 people died in the Valley Parade stadium fire

http://news.bbc.co.uk/onthisday/hi/dates/stories/january/2/newsid_2478000/2478305.stm