Faltando 10 rodadas para o fim do Brasileirão, fizemos uma análise dos jogos das equipes que têm maior chance de serem rebaixadas.

Cruzeiro

17ª posição – 29 pontos

Depois do jogo empate em casa com o Fortaleza, concorrente direto na luta contra o rebaixamento, o Cruzeiro volta suas atenções para o confronto contra o Botafogo, no Rio de Janeiro. Na reta final do Brasileirão, o time celeste terá 5 em casa e outros 5 longe de Belo Horizonte.

A vantagem do time celeste é que, dos confrontos em casa, 2 são contra rivais que têm fortes chances de caírem para a segundona: Avai e CSA. Se fizer bom uso do fator casa, o Cruzeiro pode conseguir vitórias importantes nesses duelos, chamados de “jogos de 6 pontos”.

Por outro lado, o time de Abel Braga terá dificuldades para encaixar uma sequência de bons resultados.

Além dos confrontos que já falamos, que com certeza serão difíceis, a Raposa mineira ainda enfrentará 5 adversários que hoje estão na primeira metade da tabela, incluindo Santos, Palmeiras e Grêmio, que ainda precisam garantir uma vaga no G4.

O Cruzeiro, além de ter um elenco de qualidade, teve uma melhora desde a chegada de Abel e já está ha 6 jogos sem perder. Mas é fato que a equipe terá de se desdobrar para afastar o fantasma do rebaixamento.

Chance de rebaixamento: 37.5%*

CSA

18ª posição – 26 pontos

O clube alagoano, há 4 rodadas sem vencer, precisa triunfar se quiser ganhar fôlego na briga para não ser rebaixado, mas isso não vai ser nada fácil.

Depois da derrota para o Flamengo no último final de semana, o CSA enfrenta o Corinthians (em casa), Athletico (fora) e Grêmio (fora).

Caso não consiga pontuar bem nos próximos 4 jogos, o time chegará aos seus 6 últimos jogos com a difícil missão de se safar do rebaixamento tendo que enfrentar, fora de casa, 3 adversários diretos na luta pela permanência na Série A: Fortaleza, Cruzeiro e Chapecoense.

Nós queremos muito ver o CSA na primeira divisão, ano que vem, pelo que o clube representa e pelo bom trabalho que a diretoria do clube tem realizado, mas o cenário não é dos mais otimistas.

Chance de rebaixamento: 76.5%.*

*As estatísticas são obtidas diretamente do site do Departamento de Matemática da UFMG

Quem você acha que vai surpreender na briga pela permanência na Série A? Conta para a gente nos comentários! E não deixe de escalar seu time nas emocionantes rodadas do Brasileirão!