Que o futebol é um esporte imprevisível nós já sabemos, mas quer entender o desempenho dos piores classificados no Brasileirão até agora? Confira uma análise do Z4 atual.

Chapecoense

A Chapecoense vem lutando para conseguir sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro 2019. Com apenas duas vitórias em treze rodadas, a equipe vem surpreendendo negativamente.

O clube do oeste catarinense desde sua acensão para a primeira divisão em 2014, não precisou mais se preocupar em subir para a elite do futebol brasileiro, por ali permaneceu.

No início de fevereiro o time teve uma eliminação precoce da Sul-Americana, ao empatar com o Unión La Calera e perder pelo critério de gols fora de casa.

No campeonato Catarinense conseguiu a segunda colocação, depois de perder para o rival Avaí nos pênaltis.

Na Copa do Brasil, chegou até a quarta rodada, venceu o Corinthians por 1×0 em casa, mas na volta perdeu o jogo por 2×0, o que fez com que a equipe fosse eliminada da competição.

Agora a Chape não possui mais nenhuma competição em disputa além do Brasileirão, e busca se recuperar para sair da zona menos desejada do campeonato.

O clube conta com jogadores que tem se destacado nas últimas partidas e podem fazer a diferença, como por exemplo o atacante Everaldo, que fez boas partidas contra o Grêmio no dia 05/08, contra o Atlético-MG em 14/07 e contra o Fluminense em 16/07.

A equipe está a apenas dois pontos abaixo do 16º colocado (Fluminense) e tem boas chances de recuperação.

Cruzeiro

O Cruzeiro atualmente ocupa a 18ª posição no Campeonato Brasileiro e apesar de estar em outras competições, está em uma fase muito complicada no Campeonato Brasileiro.

O Cruzeiro teve um bom início de ano, foi campeão do Campeonato Mineiro depois de uma vitória dramática em cima do maior rival, o Atlético-MG e disputou a Copa Libertadores da América e a Copa do Brasil.

Na Competição Internacional o clube conseguiu chegar até as oitavas de final. Foi eliminado pelo clube argentino River Plate depois de um empate sem gols nos dois jogos. A decisão foi levada aos pênaltis e os hermanos levaram a melhor.

Na Copa do Brasil o clube ainda permanece e conseguiu chegar as semifinais, onde enfrenta o Internacional para disputar uma vaga na final.

Apesar de um retrospecto relativamente bom em outras competições o clube celeste não conseguiu até agora se impor na principal competição do país até agora.

Com apenas duas vitórias, a raposa está abaixo da Chapecoense, com a mesma quantidade de pontos, porém com um saldo de gols pior.

Para conseguir se reerguer na competição e se livrar de um rebaixamento inédito, a raposa precisa se concentrar na competição. Apesar do baixo rendimento, a equipe possuí um bom elenco, com jogadores experientes e também revelações.

Como por exemplo o jovem atacante Pedro Rocha de 24 anos que apesar de nos últimos jogos não marcado é força decisiva no ataque.

CSA

Havia uma grande expectativa sobre o CSA na série A do Campeonato Brasileiro 2019. Além de ser o retorno do futebol alagoano no Brasileirão depois de 32 anos de ausência, tiveram uma interessante e inédita ascensão, em 4 anos subiram da Série D para a Série A.

No entanto, toda essa expectativa foi se desmoronando e logo na estréia, um revés retumbante fora de casa, Ceará 4 x 0 CSA. Ali se desenhava como seria a empreitada do azulão no campeonato.

O CSA também participou da Copa do Brasil 2019 e não conseguiu sequer passar pela primeira fase da competição, sendo derrotado por 1 a 0 pelo Mixto do Mato Grosso.

Atualmente o CSA ocupa a penúltima posição do Brasileirão, somando 8 pontos com 1 vitória, 5 empates e 7 derrotas em um aproveitamento de 20.5%.

Sem sombra de dúvidas, vai ser um desafio e tanto se recuperar na competição já que nas próximas rodadas enfrentará candidatos diretos ao rebaixamento.

Avaí

Em situação crítica no Brasileirão, o Avaí sofre até então com a pior campanha da competição. Em 13 rodadas disputadas a equipe de Santa Catarina não conseguiu sequer uma vitória, sendo 5 empates e 8 derrotas.

Com uma equipe limitada, o Leão terá um desafio monumental para escapar do rebaixamento e na próxima rodada já enfrentará um concorrente direto, o Cruzeiro de Mano Menezes.

Na Copa do Brasil, o Avaí caiu na terceira fase, diante do Vasco da Gama.

Tudo indica que será um ano ano terrível para o torcedor do Avaí, o time terá de correr muito atrás para reverter esta situação tão complicada.

E aí técnico(a)? O seu clube do coração está na zona de perigo? Comente o sua opinião a respeito do Z4! Não deixe de fazer sua escalação e concorrer aos nossos prêmios!