Os torcedores do Flamengo têm muitos motivos para se orgulhar do desempenho do time em 2019. E vamos explicar pra você como o Mengão pode dar um passo importantíssimo para o título depois de 10 anos na fila. Então, se liga no especial do Sport Manager 365.

Primeiramente, vamos dividir a campanha do Flamengo em duas partes: o período Abel braga e o período Jorge Jesus, pois ambos são completamente diferentes.

Período Abel Braga:

No geral, Abel Braga havia conquistado bons números com o Flamengo. Em 2019 foram 32 jogos sendo: 19 vitórias, 8 empates e 5 derrotas. Com 62,4% de aproveitamento no ano, conquistou a Florida Cup, Campeonato Carioca e deixou o time na sexta posição do Campeonato Brasileiro na sexta rodada.

Com números interessantes, por que Abel Braga e o Flamengo romperam?

Segundo o próprio treinador, a direção do clube estava “fritando” e o deixando isolado. Sem apoio no comando técnico e os rumores do interesse do clube no treinador Jorge Jesus, que pouco tempo depois foi contratado para substituir Abel, a relação com o clube foi azedando.

Abel Braga no comando do Flamengo

Período Jorge Jesus:

Desde a chegada do português à gávea, o time do Flamengo evoluiu de uma forma incrível e desde sua última derrota, um doloroso 3×0 para o Bahia, o rubro-negro não perdeu mais. Ou seja são 2 meses sem perder com 10 vitórias e 3 empates em um aproveitamento de 85%.

E os números não param por aí! O Flamengo possui disparado o melhor ataque do Brasileirão com 48 gols em 23 jogos (média de mais 2 gols por partida) e a quarta melhor defesa. Além disso, dos 4 maiores artilheiros da competição, 3 são do Flamengo: Gabigol com 18, Arrascaeta com 10 e Bruno Henrique com 9 gols. (Apenas Gilberto do Bahia aparece no top 4, sendo o segundo da lista com 11 gols).

Jorge Jesus em jogo valido pelo Brasileirão 2019

Como o Flamengo poderia se tornar o virtual campeão do Campeonato Brasileiro 2019?

Tudo depende, basicamente de uma combinação de resultados.

Segundo o site de matemática e estatística da UFMG www.mat.ufmg.br/futebol/campeao_seriea/ o rubro-negro possuí 77.3% de chance de ser campeão, o Palmeiras (vice-líder) tem apenas 13.4% e o Santos (3º colocado) tem apenas 4.6% de chances.

É claro que o futebol é uma caixinha de surpresas, mas os números impressionam.

Tudo pode ser definido, virtualmente, na 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, na qual o Flamengo, em casa, enfrenta o Atlético MG, que não apresenta um bom futebol há várias rodadas,  e o Palmeiras encara o Santos na Vila Belmiro.

Seguindo a lógica das probabilidades, tudo indica que após a 23ª rodada o Flamengo estará a 8 pontos do vice. O líder possui muito vitórias a mais que o Palmeiras e Santos (até a 22ª rodada: 16 vitórias para o Flamengo e 13 para Palmeiras e 13 para Santos). Além disso, o rubro-negro enfrentará os dois concorrentes ao título somente nas últimas rodadas (o Palmeiras na 36ª rodada no Allianz Park e o Santos na 38ª na Vila Belmiro).

Até este ponto o time já pode ter se sagrado campeão com folga, pois enfrenta em sequência vários times do meio para baixo na tabela.

Por fim, é impressionante o avanço que o time rubro-negro teve desde a saída de Abel Braga. Devemos, sim, levar em consideração os altos investimentos feitos pela diretoria para trazer os reforços para o Brasileirão, mas é preciso também reconhecer o belo trabalho de Jorge Jesus.

Time mais ofensivo da atual temporada do Campeonato Brasileiro

Mas, e você fã do futebol? O que espera para o Campeonato Brasileiro 2019? Deixe aqui a sua opinião e não deixe de escalar no Sport Manager 365.