Com o fim do Brasileirão 2019, já ficamos na expectativa para o campeonato em 2020. Confira três times que prometem boas temporadas

Bragantino-SP

O clube paulista está no topo da tabela da série B e além do bom desempenho no ano, o clube foi comprado pela Red Bull que promete um alto investimento no clube.

A parceria que foi anunciada em 23 de abril de 2019, constatou que até o final da temporada o clube será apenas Bragantino, mas a partir de 2020 o clube adotará o nome de RB Bragantino.

Apesar da compra pela empresa multimilionário, a campanha do Bragantino na série B em 2019 é de se impressionar. Desde o início da competição o clube está entre as primeiras colocações e assumiu a liderança na 7ª rodada, por onde permanece até agora.

Com um coletivo bem estruturado, os destaques individuais apareceram naturalmente. Além dos já consagrados, o goleiro Julio César ex-Corinthians e o zagueiro Léo Ortiz, revelado pelo Internacional, também vale o destaque para os atacantes Claudinho e Ytalo. O primeiro aparece como um bom criador de jogadas, já o segundo se destaca por suas finalizações.

A Red Bull anunciou que está disposta a investir até 200 milhões no time. Esse valor será revertido para as despesas do clube bem como melhorias a serem aplicadas, como contratação de jogadores, reforma no estádio, pagamento de folha etc.

Vale lembrar que a Reb Bull já possui um time no Brasil, o Red Bull Brasil e outros times no mundo, como nos Estados Unidos, Alemanha e Áustria. A política da empresa consiste muito mais em apostar em jovens talentos que rendam lucros para a empresa do que contratar jogadores já ovacionados pela mídia.

As ambições do time são grandes, o clube já declarou que a expectativa é de conseguir uma vaga na Libertadores até 2022 e com o bom futebol já apresentado e as melhorias propostas, a realização disso parece bem plausível.

Bahia

O clube nordestino começou o ano com um desempenho exemplar. Apesar da queda na qualidade nas últimas rodadas, o clube mostrou que não está para brincadeira e pode surpreender em 2020.

Dos 11 jogadores titulares do time, 10 possuem vínculo com a equipe até pelo menos o final de 2020, com exceção ao atacante Arthur, emprestado ao tricolor até dezembro deste ano. A manutenção do clube é um trunfo muito significativo para o treinador Roger Machado, que também possui seu contrato até o final de 2020.

Em 2019, o Bahia eliminou o São Paulo nas oitavas de final da Copa do Brasil com duas vitórias por 1×0. Nas quartas de final enfrentou o Grêmio e foi eliminado depois de um empate fora de casa e uma derrota por 1×0 dentro de casa.

No primeiro turno do Brasileirão, o clube brigou pelas primeiras colocações na tabela, mas no segundo turno o rendimento foi inferior e agora o clube vai ter que se contentar com uma vaga na Sul-Americana.

Roger Machado em entrevista atribuiu o mau desempenho do time ao apertado calendário do futebol brasileiro:

“A gente sabe que, principalmente pegando esse recorte, ele coincide com o calendário apertado de quarta e domingo. É tão visível que eu não sei como não se organiza um campeonato melhor. Esse calendário não é bom, é preciso mexer. Se a gente organizar um campeonato de alto nível, permitindo que tenha descanso para os atletas renderem, garanto que teremos um dos melhores campeonatos do mundo em 10 anos. É natural, muitos times estão oscilando. Não temos um grupo com tantos jogadores à disposição. Era natural essa queda de rendimento, sabíamos que poderia acontecer “, afirmou o técnico.

Apesar da evidente queda de rendimento, o Bahia ainda foi um time que melhorou muito este ano. Em 2018, o clube terminou o Brasileirão na 11ª colocação e não conseguiu a classificação para a Copa do Brasil.

A expectativa é que em 2020 o time consiga aprimorar o elenco nos pontos falhos e conseguir uma vaga para a Libertadores.

Flamengo

Dispensando maiores apresentações em 2019 o Flamengo deu aula de futebol! Com o elenco mais caro do país, o clube carioca tem feito uma temporada de dar inveja.

O clube foi subindo gradativamente na tabela no início da temporada, sem chamar muita atenção, mas a partir da 16ª rodada, ultrapassou o até então líder da disputa o Santos. Depois de alcançar o topo da tabela, o crescimento foi exponencial.

Atualmente o clube se encontra na primeira posição com 71 pontos, 8 pontos a frente do segundo colocado, o Palmeiras. Para além do desempenho considerável no Brasileirão, o time segue como finalista na Copa Libertadores da América, buscando o bicampeonato.

Um dos astros do time, Gabigol, já mostrou interesse em permanecer no time me 2020 a despeito de ofertas internacionais direcionadas ao mesmo.

Com ainda 8 rodadas para o fim do Brasileirão, o Flamengo já tem sua vaga na Libertadores garantida devido a pontuação atingida e, ao que tudo indica, o bom desempenho deve se estender por 2020.

E aí? Qual time você acha que vai brilhar em 2020? Não deixe e fazer sua escalação!