Em 2020, termos o Campeonato Europeu de Futebol. Reunindo as 24 melhores seleções da Europa, o torneio celebra 60 anos desde sua criação e, pela primeira vez, será disputado em vários países pelo continente.

Organizada pela União das Federações Europeias de Futebol (UEFA), ano que vem será realizada a 16ª edição do Campeonato Europeu de Futebol. O torneio, que acontece de quatro em quatro anos, será realizado em 12 cidades na Europa em comemoração à sua 6ª década.

As partidas serão disputadas na Inglaterra (Londres), Alemanha (Munique), Itália (Roma), Azerbaijão (Baku), Rússia (São Petesburgo), Romênia (Bucareste), Holanda (Amsterdã), Irlanda (Dublin), Espanha (Bilbao), Hungria (Budapeste), Escócia (Glasgow) e Dinamarca (Copenhague).

Classificação

Não existe qualificação automática para a competição. Assim sendo, todas as 55 seleções nacionais reconhecidas pela UEFA disputam entre si para conseguirem uma vaga dentro das 24 no torneio final.

As equipes foram distribuídas em grupos de “A” a “J”, com cinco ou seis times. As duas melhores seleções do grupo se classificam automaticamente para jogar ano que vem.

As outras vagas não serão disputadas repescagem. Em vez disso, os 16 países que tiverem o melhor desempenho dentro dos seus respectivos grupos na Liga das Nações UEFA, tem a segurança da classificação.

Caso a mesma seleção se classifique tanto pelas eliminatórias quanto pela Liga das Nações, a próxima melhor equipe no grupo da Liga das Nações ganha a chance dos play-offs.

Favoritismo

A atual campeã mundial, França, é a favorita para vencer a Euro 2020 e, no seu grupo, a Turquia acumula a mesma quantidade de pontos (cinco vitórias e uma derrota). As seleções disputam lado a lado a primeira colocação no grupo.

A Espanha aparece muito forte no grupo F. Venceram os seis jogos, sofreram apenas três gols e marcaram dezessete vezes.

A Holanda segue forte no grupo C, colada com a Irlanda do Norte e Alemanha. Os holandeses estão sob enorme pressão para se classificar para a Euro 2020 depois de não conseguirem a vaga para a Copa do Mundo ano passado.

A Itália segue forte como líder do grupo J. A seleção não perdeu nenhum jogo e tem 18 pontos. Ao todo, já marcou dezoito vez e teve a defesa vazada em apenas três oportunidades.

Portugal, a atual campeã da competição, tem duas vitórias e dois empates e ocupa o segundo lugar do grupo B. Apesar das vitórias por 4×2 sob a Sérvia e por 5×1 contra a Lituânia, a seleção está a cinco pontos atrás da Ucrânia, a primeira colocada.

A Irlanda está no topo do grupo D, com 11 pontos em cinco jogos, dois pontos a frente da Dinamarca, segunda colocada.

Para você quem vai levar a melhor? Enquanto a Euro 2020 não chega, escale seu time nos principais campeonatos do mundo!