Depois das dicas dos melhores técnicos do Sport Manager 365, nós reunimos algumas dicas de como traçar uma estratégia vencedora na hora de montar seu time.

Qual o momento dos times?

Nem sempre ter mais títulos na galeria de troféus significa superioridade em campo. Por isso, analisar a fase dos times da partida é importantíssimo para aumentar suas chances de montar um time que vai mandar bem na rodada do fantasy.

Analise o retrospecto recente das equipes, mas não se atenha somente aos resultados. É importante analisar os jogos, perceber o comportamento do time com e sem a bola, como a velocidade de transição ataque-defesa, qualidade dos chutes de longa distância, pontos fracos da defesa entre outros.

Qual é o campeonato?

Para os fantasy games que têm mais de um campeonato, como o Sport Manager 365, é importante saber por qual campeonato as equipes jogarão, especialmente se uma ou as duas equipes estiverem disputando mais de uma competição ao mesmo tempo.

As equipes tendem a priorizar o campeonato continental (Libertadores, Champions, Sulamerinaca ou Liga Europa) em detrimento do campeonato nacional de pontos corridos.

O Cruzeiro, por exemplo, enfrenta sérias dificuldades na reta final do Brasileirão porque não usou seus titulares no começo da competição e agora, eliminado da Libertadores e da Copa do Brasil, luta para se recuperar.

Fator casa

Quem gosta de futebol sabe que jogar em casa faz toda a diferença. Na última temporada da Premier League, foram 181 vitórias dos mandantes contra 128 triunfos de visitantes (e 71 empates).

Na La Liga, observamos um cenário um pouco mais equilibrado, mas ainda mais favorável aos mandantes: em 2018/19, quem jogou em casa venceu em 168 ocasiões, enquanto os visitantes atrapalharam a festa anfitriã em 102 partidas (os empates foram 110).

Mas, como qualquer regra, é preciso atenção na hora montar seu time dando preferência para quem joga em casa. Alguns times, por mais curioso que pareça, podem ser visitantes indigestos e, por outro lado, podem ter um baixo aproveitamento jogando em casa. Mais uma vez: atenção ao retrospecto recente!

Sequência de jogos, lesões e suspensões

O calendário dos times (especialmente dos brasileiros) é bastante e isso tem muita influência sobre a gestão dos elencos das equipes. Muitas vezes, os jogadores caem de desempenho ou precisam ser poupados por causa da dura sequência de jogos.

Tenha atenção às situações em que os times possam ser afetados por essa fadiga acumulada. Viagens longas demais (comum na Libertadores), jogos que vão para a prorrogação entre outros.

As lesões também merecem muita atenção. Não só porque podem tirar um atleta de campo, mas também podem fazer com que a equipe mude seu estilo de jogo para se adaptar ao substituto do jogador lesionado.

Além disso, o atleta que está voltando de lesão leva um tempo até atingir sua melhor forma física novamente.

Jogo individual x Jogo coletivo

Armadores, ladrões de bola, passadores, velocistas, finalizadores de longa distância etc… são muitas as características que podem se destacar nos atletas do futebol e é importante saber como elas se relacionam com as condições táticas do jogo que vai acontecer.

Como no fantasy precisamos escolher atletas específicos, ter o máximo de informação sobre a formação dos dois times ajuda bastante. Assim, é possível inferir quem tem mais chance de se destacar.

Se um time tem uma defesa lenta e seu adversário tem laterais rápidos e que apoiam bem o ataque, esses laterais podem ter boas chances de pontuar com uma assistência para gol.

Por outro lado, se um time tem uma postura defensiva e pretende deixar o adversário passar mais tempo com a bola, seus volantes de marcação podem efetuar muitos desarmes (e também cometer mais faltas).

Portanto, é imprescindível que um técnico de fantasy game saiba identificar as forças e fraquezas de cada atleta dentro do contexto do time, pois informações isoladas podem te levar a prognósticos errados.

Gostou das nossas dicas? Conta para a gente sua estratégia nos comentários e não se esqueça de de montar seu time!