A copa América começa hoje (14/06), o Grupo C conta com as seleções do Chile, Equador, Japão e Uruguai. Faremos uma análise a seguir das seleções citadas, confira!
Chile
Sob o comando de Reinaldo Rueda, a Seleção Chilena tem como primeiro oponente na Copa América o Japão. A seleção foi formada em 1910 e enfrentou a Argentina na sua primeira partida oficial.
Já participou de 9 Copas do Mundo e teve sua melhor campanha em em 1962, quando foi a sede do evento, ao terminar em terceiro lugar. De 1990 a 1994, o Chile foi banido de participar das disputas da Copa do Mundo depois de um incidente nas eliminatórias para a Copa de 90.
No jogo contra o Brasil que valia a vaga para o Mundial, o goleiro chileno Roberto Rojas fingiu ter sido ferido por um rojão jogado pela torcida brasileira para forçar o abandono da partida, visto que o Chile perdia por 1×0.
Após estudar o vídeo do jogo, a FIFA entendeu que o rojão não tinha atingido o atleta, que a equipe chilena havia feito uma encenação. Por isso Rojas foi proibido de jogar futebol profissionalmente e a Seleção Chilena foi impedida de disputar partidas oficiais por 5 anos.
A Seleção tem em sua bagagem dois troféus da Copa América, vencendo nos pênaltis as edições de 2015 e a edição do Centanário em 2016 .
A provável escalação para a primeira partida, que ocorrerá na segunda-feira (17/06) em São Paulo no Morumbi, é: Brayan Cortés (gol); Mauricio Isla (def); Gary medel (def); Guillermo Maripán (def); Jean Beausejour (def); Charles Aránguiz (mei); Esteban Pavez (mei); José Fuenzalida (mei); Arturo Vidal (mei); Eduardo Varga (mei); Nicolás castillo (ata).
Destaque
O meio campista Arturo Vital é o destaque da Seleção Chilena. O atleta fez sua estreia no futebol profissional pelo Colo-Colo contra o arqui rival, Universidad de Chile.
O jogador já passou por grandes clubes, como o Juventus e Bayern de Munique. Atualmente joga pela equipe catalã do Barcelona, onde tem contrato por mais dois anos.
Equador
A Seleção Equatoriana, comandada por Hernán Darío Gómez, tem como primeiro oponente na Copa América o Uruguai. A seleção já participou de 3 Copas do Mundo e seu melhor desempenho foi em 2006, quando chegou nas oitavas de final.
Já participou de diversas edições da Copa América e seu melhor resultado foi na campanha de 1993, quando conquistou o quarto lugar. Apesar de não ter grandes títulos (o de maior relevância é o ouro nos Jogos Pan-americanos em 2007), a Seleção Equatoriana é uma equipe que vem crescendo e evoluindo.
A provável escalação para o jogo contra o Uruguai, neste domingo às 16:00, em Belo Horizonte, no Mineirão é: Máximo Branguera (gol); Beder Caicedo (def); Robert Aborlda (def); Arturo Mina (def); José Quintero (def); Carlos Gruezo (mei); Renato Ibarra (mei); Jefferson Intriago (mei); Jhegson Méndez (mei); Ayrton Preciado (me); Antonio Valencia (ata).
Destaque
Antonio valência é o destaque da seleção squatoriana. Atualmente é jogador pelo Clube inglês Manchester United, porém chega a Copa América com status indefinido depois de não ter o contrato renovado.
O atacante já teve passagem também pelo futebol espanhol. Por lá, atuou pelo Villarreal e pelo Recreativo.
Japão
Comandados por Hajime Moriyasu, a Seleção Japonesa é a segunda convidada a disputar a Copa América.
O Japão já disputou 5 Copas do Mundo e seu melhor resultado foi o de 2002, no qual a equipe conseguiu se classificar até as oitavas de final. O resultado mias expressivo internacionalmente do futebol japonês foi a medalha de bronze nos Jogos olímpicos de 1968.
A primeira classificação para a Copa do Mundo foi em 1998, desde então os Samurais Azuis conseguiram se classificar em todas as outras. Já na competição do seu próprio continente o Japão pode ser considerado um expoente, já que ganhou 4 títulos da Copa Ásia.
A provável escalação para o jogo contra o Chile na segunda, às 16:00, em São Paulo, no estádio Morumbi é: Daniel Schmidt (gol); Takehiro Tomiyasu (def); Gen Shoji (def); Shinnosuke Hatanaka (def); Hiroki Sakai (mei); Gaku Shibasaki (mei); Hidemasa Morita (mei); Yuto Nagatomo (mei); Ritsu Doan (ata); Takefusa Kubo (ata); Shoya Nakajima (ata).
Destaque
Takefusa Kubo é o destaque da equipe japonesa. Com apenas 18 anos, o jogador é chamado de Messi japonês e recentemente foi contratado pelo Real Madrid. Deve fazer sua estreia pelo clube na próxima temporada.
Uruguai
A Seleção do Uruguai é uma das seleções de futebol mais tradicionais do mundo. Foi vencedor das primeiras competições de alcance mundial, os Jogos Olímpicos de 1924 e 1928 e a primeira Copa do Mundo em 1930, na qual foi o país sede.
O Uruguai também é o recordista de títulos da Copa América, com um total de 16. Além da primeira copa vencida em 1930, o Uruguai tem mais um troféu em sua estante. Em 1950 o Uruguai conquistou sua segunda copa do mundo em cima do dono da casa, o Brasil.
Conhecida como A Celeste, o Urugaui ainda chegou as semifinais da Copa do Mundo em mais três oportunidades, em 1954, 1970 e 2010. Com um grande peso na camisa e sendo a maior campeã da Copa América, o Uruguai chega no Brasil para buscar mais um título.
A provável escalação da estreia contra o Equador neste domingo às 16:00, em Belo Horizonte, no Mineirão, é: Fernando Muslera (gol); Martín Cáceres (def); José Giménez (def); Diego Godin (def); Diego Laxalt (def); Nahitan nández (mei); Rodrigo Betancur (mei); Matías Vecino, Nicolás Lodeiro (mei); Giorgian De Arrascaeta (ata); Luis Suárez (ata).
Destaque
Luis Suárez é a estrela do time uruguaio. O Jogador atua pelo Barcelona desde 2014, é atacante da Seleção uruguaia e ocasionalmente goleiro rs. Na Copa de 2010, o atacante fez uma defesa com as mãos no jogo contra Gana e mesmo com sua expulsão, o jogador evitou o gol ganês e conseguiu a classificação do Uruguai.
E aí? Já fez sua escalação para a Copa América? Não se esqueça da promoção para a Copa América com 100% de bônus no depósito e vem escalar com a gente!