Muitos sonham em trabalhar com futebol, enquanto alguns buscam a carreira no ramo praticando o esporte, outros querem liderar uma equipe. Confira o que é necessário para se tornar um técnico de futebol!

As licenças para treinadores passou a ser obrigatória em 2019 no Brasil e nos demais países filiados a CONMEBOL.

Na Europa a formação para técnicos já é obrigatória a muito tempo. Essa política é muito importante, pois garante a qualidade do profissional a ser contratado.

Técnicos consagrados no Brasil que já atuam a muito tempo, antes mesmo desse tipo de licença ser necessário, como por exemplo Felipão, Abel Braga entre outros, possuem a licença honorária, que garante o direito de atuação na profissão mesmo sem possuir o curso.

Futebol Amador

Crianças jogando futebol descalças

Para ser um técnico de futebol em liga juniores, não é necessário nenhuma formação superior, porém é preciso um vasto conhecimento de futebol e suas estratégia.

Para conquistar a posição em times do ensino fundamental ou médio, é exigido o diploma de educação física, uma vez que, em muitos casos o técnico da equipe é professor e, por isso, existe uma qualificação necessária.

Em ligas universitárias, o técnico não precisa necessariamente ter cursado educação física, mas nelas as vagas são mais difíceis de serem conseguidas, pois mesmo sendo tratado como amadorismo, as ligas universitárias exigem uma qualidade maior, tanto dos jogadores e claro, dos preparadores.

Futebol Profissional

Técnico a beira do gramado conversando com uma jogadora prestes a entrar

Para atuar como técnico em ligas profissionalizadas, como categorias de base, sub-20, ou nas ligas dos grandes clubes, é primordial antes de mais nada um vasto conhecimento do mundo futebolístico, bem como as estratégias, táticas e esquemas.

Não é preciso necessariamente ter uma formação superior, nós vemos em muitos casos que ex-jogadores, ligados a uma federação, depois de se aposentarem começam a carreira de técnico devido ao grande conhecimento das estratégias, sabendo como elas funcionam em campo.

Para as pessoas que não possuem a habilidade com os pés, a careira de técnico precisa de muito estudo, formação profissional e, em alguns casos ate uma pós-graduação. Por isso a CBF possui quatro tipos de licenças para técnicos

Licença C

Esse tipo de licença capacita profissionais para atuar em ligas infanto-juvenis. No programa o estudante aprende a incentivar e desenvolver habilidades das jovens promessas.

Licença B

Depois de ter conquistado a licença C, você pode estudar para conquistar a licença B. Esse tipo de licença capacita o discente a treinar categorias de base, por isso envolve mais esforço e estudo que a categoria acima.

Licença A

Esse tipo de licença pode ser alcançado depois de ter conquistado os níveis acima. Nesse nível o treinador pode atuar em ligas profissionais e além de aprender a capacitar a equipe, o estudante também aprenderá como lidar com os grandes holofotes.

Nas matérias estão inclusas psicologia, montagem de elenco, treinamento de alta performance e até um módulo especial para saber como lidar com a imprensa.

Licença PRO

Para obter esse nível de licença o processo não é fácil, tanto que somente pessoas convidadas podem participar dessa formação. Nessa etapa o curso fica muito mais intenso e você poderá aprender a lidar com crises, conflitos, legislação futebolística, aspectos do futebol internacional, coaching e muito mais.

Outras Formas

Para atuar como técnico no Brasil os passos citados acima são necessários, visto que é preciso ter a licença emitida pela CBF, porém existem outras licenças de valor internacional que podem habilitar profissionais para comandar qualquer time no mundo.

A UEFA tem um programa para a obtenção de licença que é válido em todo mundo, porém é uma das mais difíceis de ser conquistada. No Brasil são poucas pessoas que possuem essa certificação, entre elas podemos destacar Mano Menezes, atual técnico do Cruzeiro e o ex-técnico do Athletico-PR Fabiano Soares.

E aí? Pronto para ser um técnico profissional? Enquanto você trilha seus passos para chegar até lá, aproveite e escale seu time com a gente e mostre seu conhecimento futebolístico!