O Brasileirão está para começar e o Sport Manager 365 não deixa você na mão! Fique ligado em nossa resenha e saia na frente no fantasy que mais cresce no Brasil.

São 20 times que lutam entre si para conquistar o título de melhor equipe do Brasil, fisgar uma classificação na Copa Libertadores da América, na Sul-Americana ou simplesmente fugir do fantasma do rebaixamento.

A grande novidade para 2019 é a inclusão do polêmico VAR, ou árbitro de vídeo, como é conhecido popularmente. Essa tecnologia, que ainda está dando seus primeiros passos no futebol nacional, ainda necessita de muito aprimoramento.

Apesar de tirar dúvidas e tornar os jogos mais transparentes, interrompe muito as partidas, diminuindo o ritmo e a intensidade dos jogos, o que causa um grande descontentamento entre as torcidas.

A comissão de arbitragem da CBF tenta encontrar um meio para que o VAR se torne mais eficiente e interfira menos no tempo das partidas, para que cada jogo não se torne desinteressante devido à grande quantidade de paradas.

Uma regra que cai, talvez curiosa, é que a partir do Brasileirão 2019 os goleiros poderão cobrar o tiro de meta para jogadores dentro da grande área. Essa é uma mudança feita pela FIFA que começa a valer a partir de junho para o restante dos campeonatos mundo afora.

No aspecto futebolístico, o campeonato segue os mesmos moldes dos anos anteriores: 20 equipes, 4 vagas para a Copa Libertadores e 2 para a pré Libertadores (podendo variar dependendo dos campeões da Copa do Brasil e da Sul-Americana), 6 vagas para a Sul-Americana e 4 rebaixados.

Preparamos para vocês uma análise time a time do Brasileirão 2019

Athletico Paranaense

Escudo do time Athletico Paranaense

Campeão do Campeonato Paranaense, o Athletico vem fazendo um boa campanha em 2019. Apesar das duas derrotas na primeira fase, dando ao clube a quinta posição, o rubro-negro se recompôs na segunda fase e levou o título.

Expectativas

O atual campeão da sul-americana, agora disputando a libertadores, tem muitos desafios para 2019 e, por isso, a tendência é que o campeonato brasileiro seja segundo plano. Mas com um bom elenco e seu estádio Arena da Baixada (que possui campo sintético e dificulta a vida dos adversários), o Athletico deve dar trabalho no meio da tabela.

Elenco

Técnico: Tiago Nunes

Principal Jogador: o centroavante Marco Ruben

Atlético MG

Escudo do time Atlético Mineiro

Apesar bom início do campeonato estadual, o galo mineiro parece ter perdido o fôlego. Demissão de técnico e uma pífia campanha na Libertadores culminaram em uma crise interna no alvinegro. Vice no estadual perdendo para seu maior rival, o Atlético-MG busca se reerguer deste começo de temporada conturbado.

Expectativas

O Atlético-MG precisa correr contra o tempo e se reforçar se tiver alguma grande pretensão no campeonato nacional. O time ainda não tem identidade e nem forma de jogo, um grande candidato a meio de tabela.

Elenco

Técnico: Sem técnico no momento

Principal jogador: o meia Luan

Avaí

Escudo do time Avaí

O Avaí sobrou no catarinense. Fez 39 dos 54 pontos que disputou e terminou a primeira fase 7 pontos à frente da Chapecoense. Nas semis, o time da Ressacada empatou em 1×1 com o Criciúma e garantiu vaga na final na disputa de pênaltis. Na final, empatou de novo em 1×1 e levou o título nos pênaltis após decisão polêmica do VAR.

Expectativas

O Avaí subiu da série B e deve brigar pela permanência na primeira divisão. Qualquer coisa além disso é lucro para o time, que conta com um elenco bastante modesto.

Elenco

Treinador: Geninho

Destaques: o meia Douglas

Bahia

Escudo do time Bahia

Os times baianos estão em processo de reestruturação. Após o rebaixamento do rival Vitória em 2018, o Bahia é o único representante do estado e teve um começo de ano conturbado com a eliminação precoce na Sul-Americana e oscilações no campeonato estadual. O time ainda não convenceu seus torcedores.

Expectativas

A expectativa para o Bahia em 2019 é que o time dispute o meio de tabela, mas, se a equipe se reforçar, pode ser que surpreenda.

Elenco

Técnico: Roger Machado

Destaques: O destaque do Bahia é o jovem meia Ramires.

Botafogo

Escudo do time Botafogo

Jogando no grupo B da Taça Rio, tendo como principal adversário no grupo o Flamengo, ficou na 4ª colocação de 6, tendo na sua frente clubes de pouco destaque como Bangu e Cabofriense.

O fogão não conseguiu se classificar para as semifinais do Campeonato Carioca, fechando a competição com uma derrota de 1×0 para o lanterna do campeonato, três empates e duas vitórias.

Expectativas

Com um clube fragilizado, com mais de 20 anos sem conquistar um título de expressividade  e com muitas dívidas, o torcedor do fogão pode esperar um brasileirão conturbado, com chances de uma luta contra o rebaixamento.

Elenco

Técnico: Eduardo Barroca

Principal Jogador: Gatito Fernández – Goleiro

CSA

Escudo do time CSA

O CSA conquistou o primeiro acesso à série A do campeonato brasileiro depois de ser vice campeão da série B de 2018 e tem a responsabilidade de representar o estado de Alagoas, que ficou 32 anos sem nenhum time na série A.

No alagoano deste ano, o time terminou a primeira fase em segundo lugar (com 4 vitórias, 2 empates e 1 derrota), mas conseguiu levar o caneco pra casa.

O CSA trouxe 17 reforços para 2019, dentre eles: o meia Matheus Sávio, emprestado pelo Flamengo, o lateral Régis, ex-São Paulo e o goleiro João Carlos que veio do rival CRB.

Expectativas

Talvez, de todos os clubes da série A, o CSA seja a equipe com menor expressão. Por isso, a expectativa é de que o clube lute para se manter na série A em 2019.

Elenco

Técnico: Marcelo Cabo

Principal jogador: lateral Apodi

Ceará

Escudo do time Ceará

O vozão até conseguiu fazer uma boa campanha na primeira parte do campeonato cearense, porém, resultados ruins na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste foram minando o futebol da equipe e a paciência da torcida. Apesar de ter feito uma primeira fase sem derrotas, o Ceará foi cair logo para o seu rival Fortaleza, culminando em crise e demissão de seu técnico, o icônico ‘Lisca doido’.

Expectativas

O Ceará  vai ter de suar a camisa nesse brasileirão. A maior parte dos especialistas apostam em uma constante peleja na parte de baixo da tabela.

Elenco

Técnico: Sem treinador até agora

Principal Jogador: O atacante Roger

Chapecoense          

Escudo do time Chapeconse

No campeonato estadual a chape conquistou a vice liderança na fase de grupos do catarinense, com 25 gols feitos e 20 sofridos. Chegou às semifinais e passou pelo Figueirense em um jogo sem muitas emoções. Enfrentou o Avaí na final, mas acabou sendo derrotado, perdendo nos pênaltis.

Expectativas

A Chape não deve ter um desempenho muito diferente do último Brasileirão, que terminou em 14º lugar a dois pontos da zona da degola. Sem nomes de muita expressão, o time deve encontrar dificuldades para se manter na Série A.

Elenco

Treinador: Ney Franco

Destaques: o volante Márcio Araújo

Corinthians

Escudo do time Corinthians

O Corinthians teve um início de ano razoável. Apesar do título do Paulista, o clube teve dificuldades e não conseguiu bater a ferroviária, empatando por 1×1 na ida e na volta, garantindo a vitória nos nos pênaltis. Na semi contra o Santos, a história se repetiu e a decisão foi novamente para os pênaltis. Na final, o gol do título saiu aos 43’ do segundo tempo do jogo da volta.

Expectativas

O torcedor corintiano espera que Carille repita o sucesso de sua primeira passagem à frente do comando do clube. Mas, dessa vez, o time vai precisar evoluir bastante durante a temporada para conseguir abocanhar um título.

Elenco

Técnico: Fábio Conte

Destaque: o meia Jadson

Cruzeiro

Escudo do time Cruzeiro

Jogando o melhor futebol do Brasil no momento, único tiro da série A que ainda não perdeu, a raposa aparece como favorita na briga do título nacional. Bicampeã mineira, desta vez de forma invicta, o time celeste tem uma equipe muito bem organizada e efetiva tanto no ataque quanto na defesa.

Expectativas

Com um elenco coeso e com qualidade o Cruzeiro deve brigar pela ponta da tabela, mesmo disputando Libertadores e Copa do Brasil.

Elenco

Técnico: Mano Menezes

Destaque: o meia Rodriguinho

Flamengo

Escudo do time Flamengo

Entrou como favorito ao título e saiu campeão do Campeonato Carioca. Fez uma ótima campanha, apesar do Vasco ter ganhado a Taça Guanabara.

Na final quem levou a melhor foi o Flamengo, com um placar agregado de 4×0, 2×0 na ida e 2×0 na volta.

Expectativas

Apesar das saídas de Réver e Paquetá, chegaram reforços para a temporada, jogadores de peso como Arrascaeta, Gabigol e Rodrigo Caio. O clube possui qualidade no elenco com muitos nomes de peso, porém lembra o Liverpool (bom elenco no papel mas que não conquista títulos). Excelente ataque, porém a defesa não é tão incisiva.

Elenco

Técnico: Abel Braga

Principal Jogador: o meia Éverton Ribeiro

Fluminense

Escudo do time Fluminense

Apesar de não ter se classificado para a final do Carioca, o Fluminense faz uma boa temporada com 3 vitórias um empate e apenas uma derrota para o Vasco por 1×0. Após a fase de grupos, o clube foi para a final da Taça Guanabara com o Vasco e perdeu novamente por 1×0. O tricolor das laranjeiras volta com força para a temporada 2019.

Expectativas

Com reforços de peso para temporada como Paulo Henrique Ganso e um novo técnico, o Fluminense deve sofrer uma possível reformulação de estilo de jogo. Tem sua atenção dividida entre Brasileirão e Copa Sul-americana.

Apesar de boas expectativas para a temporada o time sofre com um elenco não muito forte, que pode trazer algumas limitações na disputa pela taça.

Elenco

Técnico: Fernando Diniz

Principal Jogador: o centroavante Pedro

Fortaleza

Escudo do time Fortaleza

O Fortaleza fez uma grande Série B em 2018 e sobe com status de time que pode surpreender. Campeão cearense jogando um futebol simples, sem fazer muitos gols porém com uma defesa sólida, o time ainda está nas semifinais da Copa do Nordeste.

Expectativas

Depois da surpreendente série B de 2018, o Fortaleza tem tudo para conseguir se firmar na série A, principalmente se conseguir manter seu técnico.

Elenco

Técnico: Rogério Ceni

Principal Jogador: o atacante Ederson

Goiás

Escudo do time Goiás

O clube, após conseguir a 4ª colocação no Campeonato Brasileiro Série B, subiu para a primeira divisão do Brasileiro. No estadual fez uma boa campanha, com 11 vitórias, um empate e uma derrota, porém a boa campanha não impediu o maior rival Atlético-GO de levar o caneco, vencendo os jogos da final na ida por 3×0 e na volta por 1×0

Expectativas

Apesar de não ter feito uma série B brilhante, tampouco um estadual, o Goiás pode fazer uma boa campanha no Brasileirão. Com bons reforços para a temporada o esmeraldino pode fazer uma campanha superior aos seus rivais diretos, conseguindo se manter na primeira divisão.

Elenco

Técnico: Maurício Barbieri

Principal Jogador: o meia Marlone

Grêmio

Escudo do time Grêmio

O Clube, campeão do Gauchão 2019, levou a taça depois de duas partidas contra o Inter fechando em 0x0. A decisão levada para os pênaltis conferiu o título ao clube que foi campeão invicto.

Com dois empates e nove vitórias o Grêmio fez uma ótima campanha no campeonato gaúcho, terminando o campeonato com um saldo de gols invejável. 29 gols feitos e apenas 1 sofrido.

Expectativas

A expectativa para o Brasileirão é alta, o clube tem um elenco de peso e sempre está na cabeceira dos campeonatos que disputa.

Apesar de sempre estar na frente nas disputas o clube enfrenta um jejum de 23 anos sem conquistar o título da principal competição nacional.

Um dos maiores desafios do clube será enfrentar a libertadores e o brasileirão com um elenco que, apesar de muito bom, não possui muitas opções.

Elenco

Técnico: Renato Gaúcho

Principal Jogador: o atacante Everton

Internacional

Escudo do time Internacional

O Inter conquistou o vice-campeonato do Gauchão, perdendo nos pênaltis para o rival, mas faz uma boa temporada.

No campeonato estadual teve sete vitórias um empate e três derrotas, trouxe de volta para a torcida o ídolo Rafael Sóbis e outros reforços como Paolo Guerrero.

Expectativas

Com o bom desfecho do campeonato no ano passado, podemos esperar um Inter brigando entre as primeiras posições da tabela, porém também disputa outros campeonatos importantes como a Libertadores e a Copa do Brasil. Assim, os interesses e prioridades do time podem mudar de acordo com o avanço das competições.

Elenco

Técnico: Odair Hellmann

Principal Jogador: o atacante Nico López

Palmeiras

Escudo do time Palmeiras

Teve a segunda melhor campanha no estadual na fase de grupos. Foi eliminado na competição pelo São Paulo na semifinal em dois jogos emocionantes e poderia perfeitamente ter faturado o título se tivesse chegado à decisão com o Corinthians.

Expectativas

O verdão vem forte e provavelmente deve repetir o bom desempenho do ano passado. Com um dos melhores elencos do Brasil, o time tem muitas chances de título tanto no brasileirão quanto na liberta e na Copa do Brasil..

Elenco

Treinador: Felipão

Principal Jogador: o atacante Dudu

Santos

Escudo do time Santos

Sampaoli começou bem no comando da equipe e teve uma das melhores campanhas da fase de grupos do paulistão. Inclusive, o treinador foi alvo de muitos comentários positivos por causa de seu estilo de jogo. Saiu nos pênaltis para o corinthians, mas também poderia ter sido campeão se chegasse à final.

Expectativas

Apesar do bom início de temporada, o Santos não tem uma equipe de peso e vai ter que ralar muito pra conseguir manter um bom desempenho durante todo o campeonato. Deve brigar por uma vaga na libertadores.

Elenco

Técnico: Jorge Sampaoli

Principal Jogador: o meia Carlos Sánchez

São Paulo

Escudo do time São Paulo

O São Paulo teve uma campanha bastante ruim na primeira fase do paulistão. O time teve 4 vitórias, 3 empates e  5 derrotas. Esperava-se um aproveitamento melhor do time, que ficou em segundo lugar no grupo D atrás do Ituano.

Nas quartas, passou pelo clube de Itu com tranquilidade porque jogou bem nas duas partidas. Na semifinal teve muita emoção, mas não saiu gol. São Paulo passou pelo Palmeiras no pênaltis.

Na final, o primeiro jogo também ficou 0 a 0. O jogo de volta foi bastante acirrado e a definição só veio aos 43’ do segundo tempo, quando Vagner Love marcou o segundo gol do Corinthians e garantiu o título ao clube do Parque São Jorge.

Expectativas

Com o futebol apresentado no estadual, o São Paulo não aparenta ter qualidade para brigar pelo título. A expectativa é de, no máximo, uma briga por uma vaga na libertadores (sendo bem otimista).

Elenco

Técnico: Cuca Beludo

Principal Jogador: o atacante Antony

Vasco

Escudo do time Vasco

Se destacou no campeonato estadual, sendo vencedor da Taça Guanabara e conquistando o segundo lugar na Taça Rio perdendo para o Flamengo. Na final do Carioca, novamente contra o Flamengo, o clube perdeu nas duas partidas por 2×0 vice-campeão carioca.

Expectativas

Com oito contratações para a temporada, o Vasco tem a frente muitos desafios para o Brasileirão. A chegada de Bruno César traz esperança para os torcedores depois de uma ano complicado.

Com problemas financeiros, estruturais e políticos, o clube pode sofrer com a chance de estar embaixo na tabela.

Elenco

Técnico: Alberto Valentim do Carmo Neto

Principal jogador: o atacante Máxi López

Agora que você já está por dentro das expectativas para o Brasileirão 2019, vem escalar seu time com a gente!