Apesar das duas modalidades esportivas serem disputas no gramado, exitem muitas diferenças entre elas, confira!

Origens do Futebol Society

O futebol Society, também conhecido é como futebol de sete, futebol social e até futebol de areia, depende da região em que é jogado.

A modalidade se iniciou no Rio de Janeiro, no quintal das mansões do Morumbi, onde os executivos se encontravam para praticar o esporte, daí o nome society, pois surgiu na alta sociedade carioca.

Na época do surgimento, em meados da década de 1960, o esporte não possuía muitas regras e era jogado com um número variado de pessoas, entre 6 e 10.

A grande maioria dos adeptos da modalidade eram pessoas mais velhas, com idade entre 40 a 50 anos, que não possuíam o preparo físico para jogar o futebol de campo e não se adaptaram a modalidade de salão.

As regras eram adaptadas do futebol de campo, mas sem o impedimento, e a modalidade ainda não possuía uma legislação própria. Em 30 de outubro de 1996 foi criada a Confederação Brasileira de Soccer Society e, a partir de então, o esporte começou a caminhar com as próprias pernas.

Diferença Entre as Modalidades

A primeira e mais visível são as dimensões dos campos. Enquanto no futebol convencional o campo possui uma média de 90 a 120 metros de comprimento e de 45 a 90 metros de largura, no Society essa média varia entre 45 a 55 metros de comprimento e 25 e 35 metros de largura.

O tamanho das equipes são bastante diferentes, enquanto no campo são 10 jogadores de linha mais um goleiro, no society são 6 jogadores na linha mais um goleiro.

O tempo da partida também sofre alterações, o futebol society possui dois tempos de 25 minutos, enquanto no futebol de campo são dois tempos de 45 minutos cada.

O Gramado é diferente, ao invés de utilizar grama natural, a modalidade utiliza gramado sintético e, apesar de muitos alegarem que existe uma grande diferença entre os dois, em testes realizados pela FIFA foi comprovado que uma partida de futebol em ambos os campos não sofre variação de qualidade.

Claro que ao mudar o terreno de jogo, os jogadores podem sentir diferença ente os tipos de gramado, porém não é nada significativo que possa alterar a agilidade do chute ao gol.

As dimensões das traves e redes foram modificadas para se adequar as demais alterações. As traves do futebol de campo possuem grandes medidas, sendo elas: 7,50 m de comprimento por 2,50 m de altura. No society essas medidas variam para: 4,2 m x 2,3m.

A cobrança de pênaltis nas duas modalidades são iguais, porém no society o tiro livre direto pode ocorrer depois de um time sofrer seis falta, parecido com a regra do basquete.

O tipo de calçado usado em cada modalidade possui diferenças, você pode no nosso post sobre chuteiras

Já tirou suas dúvidas sobre as modalidades? Então aproveita e vem escalar seu time com a gente!