Separamos uma lista com o artilheiro de cada edição, confira!

O Campeonato Brasileiro tem ficado cada vez mais disputado, principalmente despois que o formato da competição passou a ser disputado inteiramente no sistema de pontos corridos. E a corrida pelo título de melhor artilheiro neste ano de 2019 ainda não terminou, mas enqaunto isso, trouxemos os maiores artilheiros dos campeonatos passados para você se lembrar:

Dimba 31 gols – 2003

O ano de 2003 para a equipe do Goiás foi bem oscilante, porém representava um ápice para o esmeraldino na primeira década dos anos 2000. Desse elenco um nome saltou aos olhos do torcedor, mais especificamente em 2003 e seu nome é: Dimba.

Dimba já era um jogador com bagagem, tendo passagem por equipes como Botafogo, América Mineiro e Portuguesa e neste momento sua carreira já estava em declínio pois oscilava muito e frequentava o banco de reservas com uma certa frequência.

Foi então que em 2002, encostado no GAMA (equipe do Distrito Federal) foi contratado para ser o nome do ataque do Goiás ao lado de nomes como o zagueiro Fabão, Josué, Danilo, Grafite (todos estes campeão da Libertadores da América e logo depois do Mundial de Clubes pelo São Paulo) e o seu companheiro de ataque Araújo.

Apesar de ter terminado em 9º no Campeonato Brasileiro de 2003, o Goiás alcançou as semifinais da Copa do Brasil, caindo pro então campeão Cruzeiro.

Existe uma história curiosa sobre Dimba, que na final do Campeonato Carioca de 1997, saiu do banco para fazer o gol do título para o Botafogo e seu primeiro gol no Maracanã. Sua emoção foi tanta que o jogador literalmente comeu grama.

Dimba terminou aquele ano com incríveis 31 gols.

Washington “Coração Valente” 34 gols – 2004

Washington é um jogador conhecido por ser um sinônimo de superação. Diagnosticado com diabetes tipo 1 e mais tarde com problemas cardíacos que poderiam o ter levado a morte e estas condições não o intimidaram na busca por conquistas e prêmios individuais.

Em 2004 voltou para o Atlético Paranaense após rescindir contrato com o Fenerbahçe e não voltou de brincadeira. Logo na sua primeira temporada de volta ao Brasil, ajudou sua equipe a ser vice campeã brasileira em uma campanha impressionante, ficando apenas a 3 pontos do líder e campeão Santos.

Em sua carreira, podemos destacar um título nacional com o Fluminense e um vice na Taça Libertadores da América de 2008 também com o Fluminense.

Washington terminou aquele ano com 34 gols, sendo o maior artilheiro dos pontos corridos até os dias de hoje.

Romário 22 gols – 2005

Romário é um jogador que dispensa comentários, o “baixinho” rodou o mundo ganhando títulos por onde passou, sendo considerado um dos maiores jogadores da história, além de ser um dos únicos jogadores a atingir a marca dos mil gols.

Em 2005 Romário vestiria a camisa do gigante da colina pela terceira vez e apesar de não ter conquistado nenhum título nesta passagem, deixou seu nome registrado na história com a artilharia do Campeonato Brasileiro de 2005 com 22 gols. Um feito para um jogador de 39 anos de idade.

Campeão: Corinthians

Souza 17 gols – 2006

Depois de um considerável destaque jogando pelo Vasco da Gama em 2003, Souza rodou o mundo porém sem muita expressão.

Foi emprestado pelo Marítimo de Portugal para o Goiás na temporada de 2006. Até então era um jovem jogador de apenas 24 anos e precisava de experiência.

Apesar de um campeonato regular, Souza surpreendeu a todos se destacando na artilharia, mesmo o Goiás terminando apenas em oitavo daquele campeonato.

Souza terminou aquele ano com 17 gols na competição.

Joseil 20 gols – 2007

Talvez o caso mais curioso de nossa lista pois no ano em que Josiel foi artilheiro o Paraná, equipe em que ele jogava, foi rebaixado em penúltimo lugar.

Josiel havia se destacado no ano anterior atuando pelo Brasiliense e em 2007 era reforço da equipe do Paraná para a disputa da pré-libertadores, porém o projeto foi um fiasco. Muitas mudanças de técnico, lesões e problemas internos levaram a equipe que havia feito uma excelente participação em 2006 para a segunda divisão.

Um dos únicos destaques positivos foi Josiel que terminou o ano com 20 gols.

Keirrison 21 gols – 2008

Em 2008, três jogadores dividiram o título de artilheiro da competição porém, pela ordem alfabética, Keirrison ficou em primeiro lugar.

Não foi um grande ano para o Coritiba, apesar de se classificar para a Copa Sul-americana, o coxa figurou no meio de tabela e Keirrison, de longe, foi o destaque daquela equipe.

No final do ano já teria contrato com o Palmeiras, onde teve uma boa passagem e no ano seguinte, talvez o mais marcante (para alguns uma piada) momento de sua vida, sua famigerada passagem pelo Barcelona.

Keirrison terminou o campeonato com 21 gols.

Adriano “O imperador” 19 gols – 2009

Adriano Imperador e Diego Tardelli dividiram a artilharia em 2009. Jogando pelo Flamengo e Atlético-MG respectivamente, cada um marcou 19 gols, porém daremos o destaque a Adriano, pois foi campeão brasileiro pelo Flamengo neste ano.

Adriano saiu muito cedo do Brasil, por isso muitos não o reconheciam em suas primeiras convocações pela seleção brasileira. Tinha apenas 18 anos quando deixou o Flamengo para defender a Inter de Milão e na Itália se tornou “o imperador’.

Quando começava apresentar uma queda de rendimento na Itália, foi emprestado ao São Paulo onde Adriano deu vários lampejos de seu futebol forte, veloz e habilidoso, levando o São Paulo ao título do Brasileirão 2008.

Em 2009, o Flamengo tomou a frente e conseguiu um empréstimo de 1 ano com Adriano e em 2009 ele só faltou fazer chover.

Adriano terminou o campeonato com 19 gols.

2010

Em 2010 Jonas foi o maior goleador do campeonato, o jogador do Grêmio marcou 23 vezes.

Campeão: Fluminense

2011

Vestindo a camisa do Santos, Borges foi o jogador que mais marcou gols em 2011, somando 23 no total.

Campeão: Vasco da Gama

2012

Fred foi o maior goleador do campeonato. O jogador do Fluminense marcou 20 vezes e também levou o troféu de melhor jogador do campeonato pela CBF

Campeão: Fluminense

2013

Em 2013 Ederson, jogando pelo Athletico-PR marcou 21 vezes e foi o artilheiro do campeonato

Campeão: Cruzeiro

2014

Novamente, Fred foi o artilheiro da competição. Ainda jogando pelo Fluminense o atacante marcou 18 vezes.

Campeão: Cruzeiro

2015

Ricardo Oliveira, jogando pelo Santos, foi o artilheiro da competição, somando ao longo da temporada 20 gols.

Campeão: Corinthians

2016

Em 2016 a artilharia foi dividida entre três jogadores. Diego Souza do Sport, Fred do Fluminense (pela terceira vez!) e William Pottker do Botafogo marcaram 14 gols durante a temporada.

Campeão: Palmeiras

2017

Novamente o título de maior goleador do Brasileirão foi dividido: Henrique dourado do Fluminense e Jô do Corinthians marcaram 18 gols cada.

Campeão: Corinthians

2018

Em 2018, a artilharia ficou com Gabriel Barbosa. Na oportunidade, o jogador vestia a camisa do Santos e marcou 18 vezes.

Campeão: Palmeiras

Bônus

Chegando ao final de 2019, o nome de Gabigol salta aos olhos ao observar a artilharia do campeonato. Ao que tudo indica, o atacante vai ser o maior goleador de 2019, já que até o momento tem 20 gols e abriu boa vantagem sobre Bruno Henrique (seu companheiro de ataque pelo Flamengo) e Wellington Paulista, que têm 12 gols cada.

Quem foi o maior goleador de todos os tempo? Comente aqui!

Não deixa de fazer sua escalação no Brasileirão!